A educação colocada no impasse da reestruturação produtiva e os efeitos da pós-modernidade sobre a condição cognitiva

Autores

  • Atanásio Mykonios UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.50722

Palavras-chave:

Educação, Ciência, Valor, Cognição, Pós-modernidade

Resumo

Este escrito apresenta uma análise dos elementos que constituem a pós-modernidade, a partir do processo de produção de mercadorias, cuja base é a lei do valor. A ciência, como forma material do capital, substitui o capital variável pelo capital fixo. Considera-se que a base histórica que dá início e engendra a condição pós-moderna é a reestruturação produtiva a partir da década de 1970, que determina as bases da sociedade da informação e a educação é afetada. Há uma profunda alteração nos processos cognitivos. A última etapa desse processo culmina com o desenvolvimento dos novos meios de comunicação, pela rede mundial de computadores e pela cultura virtual, em âmbito mundial.

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Biografia do Autor

Atanásio Mykonios, UFVJM

Doutor em Serviço Social pela UFRJ. Professor da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH (UFVJM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480592245100986. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0207-3628. E-mail: amykonios@gmail.com.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Mykonios, A. (2022). A educação colocada no impasse da reestruturação produtiva e os efeitos da pós-modernidade sobre a condição cognitiva. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 126–144. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.50722