Formação de professores para qual trabalho?

Autores

  • Karlliny Martins da Silva Programa de Pós-graduação em Educação na UFMS em Campo Grande (MS) https://orcid.org/0000-0001-8653-3411
  • Rafael Rossi Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0001-8544-3756

Palavras-chave:

Educação Escolar., Formação de Professores., Trabalho Alienado., Trabalho Emancipado.

Resumo

O contexto capitalista impõe contradições à educação escolar e à formação de professores que pode ser direcionada à reprodução das relações de trabalho alienado. Neste artigo, resgatamos o processo de constituição da educação escolar a fim de evidenciarmos sua contradição e desvelar a possibilidade de conexão à emancipação humana. Por conseguinte, discorremos sobre a desigualdade e exploração do trabalho alienado, e as possibilidades do trabalho emancipado. Defendemos que a formação de professores que visa atender às necessidades e os interesses universais e humanistas deve ter como objetivo o trabalho emancipado.

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Biografia do Autor

Karlliny Martins da Silva, Programa de Pós-graduação em Educação na UFMS em Campo Grande (MS)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)Diretora do CEI “Maria Bruder Camargo”, em Birigui-SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação (GEFE), http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8973060135051738. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2684190062025261. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8653-3411. E-mail: karlliny.martins@ufms.br

Rafael Rossi, Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente. Docente e orientador da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação (GEFE), http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8973060135051738. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1980325005465628. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8544-3756. E- mail: r.rossi@ufms.br 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Martins da Silva, K., & Rossi, R. . (2022). Formação de professores para qual trabalho?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 501–512. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49585