“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Pedagogia das competências, Pós-modernidade, Formação humana

Resumo

Este texto busca investigar a filiação filosófica e ideológica da Pedagogia da Infância com a concepção neoliberal e pós-moderna de educação, bem como demonstrar que esta é uma das formas de manifestação da Pedagogia das Competências. Apresentamos, ainda, de que modo a concepção de formação baseada no espontaneísmo e no relativismo tem perpassado o pensamento educacional para a Educação Infantil, diante da constatação da predominância de estudos, nesse campo, que tem definido uma política de agenda pós-moderna, com base epistemológica relacionada à Pedagogia da Infância e à Pedagogia das Competências.

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Biografia do Autor

Flavia de Lamare, Fiocruz

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), Mestre em Educação Profissional e Saúde pela EPSJV (Fiocruz) e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Membro Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/ EPSJV/ Fiocruz) e vice-líder do Grupo Educação e Desenvolvimento Infantil. Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública, na Fundação Oswaldo Cruz, onde, na Creche, coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação Infantil e Formação de Professores. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0368215068060861. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0099-057X. E-mail: flavia.lamare@fiocruz.br  

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Lamare, F. (2022). “Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 384–402. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51405