Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista

Autores

Palavras-chave:

Sociedade pós-industrial, Sociedade do conhecimento, Pós-modernismo, Trabalho educativo, Capitalismo

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir duas concepções utilizadas pela classe dominante na luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista e suas influências no campo educacional. Dessa forma, discute as concepções de sociedade pós-industrial e sociedade do conhecimento que alimentam a visão de mundo pós-moderna, reduzindo o trabalho educativo à aprendizagem de conhecimentos imediatamente úteis à reprodução do capital. Conclui que essas concepções e sua aderência ao campo educacional compõem a luta ideológica pelo convencimento dos seres humanos de que o capitalismo é um modo de produção insuperável, eterno, posicionamento corroborado pela afirmação pós-moderna do fim das ideologias e da história.

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Biografia do Autor

Jeferson Anibal Gonzalez, IFSP/Câmpus Hortolândia

Doutor em Educação  pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professor EBTT Educação/Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo - IFSP/Campus Hortolândia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0292984756121723  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7118-5132. E-mail: anibal.gonzalez@ifsp.edu.br  

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Gonzalez, J. A. (2022). Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 113–125. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324