Crítica a concepção de educação no pensamento de Boaventura de Sousa Santos
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.51332Palavras-chave:
Crítica, Educação, Modernidade, Pós-modernidadeResumo
O presente texto analisa a concepção de educação proposta nas análises do autor Boaventura de Sousa Santos. Buscamos apresentar os elementos chaves da argumentação do autor em torno da educação localizando que a mesma só pode ser compreendida a partir do debate feito por Santos no que se refere a suposta passagem paradigmática da modernidade à pós-modernidade. Enfatizamos, no âmbito da concepção de educação em Boaventura de Sousa Santos, a teoria da tradução, sociologia das ausências, lógicas da monocultura, ecologia dos saberes. Consideramos que o debate em torno da educação expressa a limitação do pensamento do autor na mistificação própria da sociedade capitalista, e, por isso, - dada sua visibilidade nas ciências sociais, - a crítica a esta elaboração é urgente e atual.
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