Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.52369Palavras-chave:
Educação, Marxismo, Agenda Pós-Moderna, Pós-Modernismo, Luta de classesResumo
Dezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna.
Downloads
Referências
FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução? 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2020.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Edizione crítica dell’ Instituto Gramsci a cura de Valentino Gerratana, Torino: Eunaudi, 1975. Edizione Eletronica a cura dell’ Internacional Gramsci Society.
HEGEL, W. F. Princípios da Filosofia do Direito. Tradução Orlando Vitorino, São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LUKÁCS. G.. Marxismo e teoria da literatura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MORAES. M. C. M. de. O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/XRhPdszWXysJVjLmTMj3VrH/?format=pdf&lang=pt Acesso em 22/dez./2022.
ROCHA, J. C. de C. Retórica cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Caminhos, 2021.
TRINDADE, Solano. Poemas antológicos de Solano Trindade. São Paulo: Nova Alexandria, 2011.
WOOD, E. M.; FOSTER, J.B. (orgs.). Em defesa da história: Marxismo e pós-modernismo. Tradução: Ruy Jungmann, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).