Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.52369

Palavras-chave:

Educação, Marxismo, Agenda Pós-Moderna, Pós-Modernismo, Luta de classes

Resumo

Dezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna.

 

 

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Biografia do Autor

Cezar Luiz de Mari, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), e . Atualmente é docente associado da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/DPE/UFV. Membro da International Gramsci Society (Seção BR - 2015/RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Processos Educativos - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5126021810938293. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0201073550093287. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0404-0328. Email: cezar.demari@ufv.br

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) com estágio sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2015-2016) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Também realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade do Oeste de Santa Catarina (2018-2019). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Também é membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento no Ensino Superior (Traces - UFSC) e é líder do Grupo de Investigação em formação de professores, trabalho e educação (Giforte-Ufvjm) Lattes: http://lattes.cnpq.br/5433951320772360. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3593-4746. Email: laracarlette@gmail.com

Osvaldo Teodoro dos Santos Filho, Rede Estadual Básica do Estado de Minas Gerais / Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professor de História efetivo da Rede Estadual de Educação Básica de Minas Gerais (SEE-MG). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4737238843270211. Orcid:
https://orcid.org/0000-0003-4869-4411. E-mail: osvaldoteodoro2003@gmail.com

Mario Mariano Ruiz Cardoso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da área de fundamentos da educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6466684523583420. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0332-1470. Email: mario.mariano@ufvjm.edu.br 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Luiz de Mari, C., Thiengo, L. C., Teodoro dos Santos Filho, O. ., & Cardoso, M. M. R. . (2022). Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(3), 1–10. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.52369