Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo
v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo
Publicado:
2023-04-30
Editorial
Psicologia, educação e marxismo
Silvana Calvo Tuleski, Giselle Modé Magalhães, Hélio da Silva Messeder Neto, Lauren Mariana Mennocchi
1-13
PDF
Entrevista
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá
Fernando Wolff Mendonça, Eduarda Henrique, Julia Martins Hernandes, Carl Ratner
14-29
PDF
Artigos
A importância da concepção da Enquete operária de Marx para pesquisas no âmbito do sindicalismo em Educação
Amanda Moreira da Silva
368-387
PDF
Sobre os limites de uma crítica ontológica incompleta dos métodos em economia
Álvaro Martins Siqueira
388-403
PDF
A dimensão dialética do trabalho na produção científica da educação
Sheila Pereira
404-419
PDF
Educação escolar e marxismo: um breve retorno aos escritos marxianos
Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima
420-431
PDF
Educação para o mercado: notas a partir da teoria da alienação marxiana
Lucas Trentin Rech
432-448
PDF
Integrações desintegradas: os (des)caminhos da educação profissional e "tecnológica" no Brasil
Marcelo Lira Silva
449-470
PDF
Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
Diego Franca, Edineide Jezine, Rhoberta Santana de Araújo
471-485
PDF
A cruz de Cristo contra o "perigo vermelho": a ação educativa da Igreja na organização dos sindicatos rurais no sertão da Paraíba
Francisco das Chagas Silva Souza
486-508
PDF
Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento
Gabriel Vielmo Gomes, Gislei José Scapin, Gilmar Belitz Pereira Junior, Adelina Lorensi Prietto, Maristela da Silva Souza
509-523
PDF
O mar não está para peixe: análise marxista dos discursos contidos no documentário Seaspiracy: mar vermelho (2021)
Luísa Gonçalo Prá, Adriana D'Agostini
524-537
PDF
Novos arranjos judiciais e a Pedagogia Histórico-Crítica para jovens infratores
Julio Cesar Francisco
538-568
PDF
As contribuições metodológicas de Mao Zedong: notas para uma crítica do Estado soviético
João Guilherme Alvares de Farias
569-590
PDF
A guerra como parteira do capital
Gustavo Mello
591-611
PDF
Debate
Ensaio de interpretação da (psicologia na) realidade brasileira: contribuições de Mariátegui
Júlia Di Flora, Sílvia Mendonça Carneiro, Soraya Souza de Andrade, Pedro Costa
30-52
PDF
Lições de rebeldia: o materialismo histórico-dialético na obra de Maria Helena Souza Patto
Lygia de Sousa Viégas
53-74
PDF
O papel da divisão sociossexual do trabalho na constituição de subjetividades gendradas
Terezinha Martins dos Santos Souza
75-92
PDF
Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Juliano Baltazar Pereira
93-115
PDF
Sobre gotas de chuva: a categoria consciência na obra de L.S. Vigotski como caminho para a formação humana para além da dicotomia corpo-mente
Jennifer Zanela, André Malina, Ângela Celeste Barreto de Azevedo, José Milton de Lima
116-139
PDF
Da fragmentação à unidade psicofísica na prática pedagógica
Flávia Gonçalves da Silva, Sandro Henrique Vieira de Almeida
140-158
PDF
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
Saulo Vieira, Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Ana Ignez Belém Lima
159-182
PDF
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo
Cárita Portilho de Lima, Herculano Ricardo Campos
183-204
PDF
A crítica da pedagogia socialista ao construtivismo: uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Saulo Rodrigues Carvalho, Alessandro Melo
205-226
PDF
As metodologias ativas na formação do profissional de saúde: uma análise crítica à luz do materialismo histórico-dialético
Nathania Vaz Santiago, Nilson Berenchtein Netto
227-254
PDF
Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores jovens e adultos
Graziela Lucchesi Rosa Silva
255-273
PDF
Concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre o fracasso escolar: uma análise à luz da perspectiva crítica em psicologia escolar fundamentada no pensamento marxista
Marilene Proença Rebello de Souza, Ana Karina Amorim Checchia, Raphael dos Santos Gonçalves, Victor Barone
274-294
PDF
Vivências educacionais no cárcere: entre a emancipação e o controle social
Adriana Borborema, Anabela Almeida Costa e Santos Peretta
295-316
PDF
De Marx a Le Guillant: subsídios para a práxis na saúde mental relacionada ao trabalho
Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Bárbara Katherine Faris Biondini
317-335
PDF
Freud e Marx: entre a crítica da religião e a crítica do Estado
Mayra Carneiro de Carvalho, Rita Manso
336-356
PDF
Os limites epistemológicos da articulação entre psicanálise e marxismo: considerações em defesa de uma psicologia materialista histórico-dialética
Larissa Bulhões, Márcio Magalhães da Silva
357-367
PDF
Clássico/Documentos
A situação social do desenvolvimento infantil
Lydia Bozhovich ; Tradutora Marília Daefiol Herrero Gomes
612-638
PDF
Nise da Silveira: depoimento (1992)
Nise da Silveira
639-658
PDF
Resenhas
Atividade. Consciência. Personalidade [Aleksei Nikoláievitch Leontiev]
Flávia da Silva Ferreira Asbahr
659-665
PDF
Inconsciente e adoecimento psíquico na psicologia soviética [Flávia Gonçalves da Silva]
Andressa Carolina Viana dos Santos
666-670
PDF
Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira [Karl Marx]
Luiz Gustavo Saboya de Castro Mota
671-678
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11939
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6180
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
3061
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2533
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
2056