Educação escolar e marxismo: um breve retorno aos escritos marxianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.49253

Palavras-chave:

Textos marxianos, Educação escolar, Educação politécnica, Formação omnilateral

Resumo

Realizou-se uma busca nos textos que foram escritos diretamente por Marx e Engels por trechos que trazem concepções, princípios e reflexões sobre como deveria se realizar uma educação escolar que se alinha à proposta revolucionária. Percebeu-se, de forma geral, que o pensamento educacional marxiano gira em torno da defesa de uma escolarização pública e gratuita e de uma formação omnilateral, com a união entre ensino e trabalho produtivo. Além disso, destaca-se a perspectiva revolucionária que prevê uma formação do ser humano em sua ontologia – o ser que tem a possibilidade concreta de transformar a realidade na qual se encontra.

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Biografia do Autor

Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Brasília

Doutora e Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é especialista em Psicopedagogia, pela Universidade Católica de Brasília. Professora do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1109538090934747. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8425-1269. E-mail: fernanda.lima@ifb.edu.br.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Lima, F. B. G. de. (2023). Educação escolar e marxismo: um breve retorno aos escritos marxianos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 420–431. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.49253