Educação escolar e marxismo: um breve retorno aos escritos marxianos
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.49253Palavras-chave:
Textos marxianos, Educação escolar, Educação politécnica, Formação omnilateralResumo
Realizou-se uma busca nos textos que foram escritos diretamente por Marx e Engels por trechos que trazem concepções, princípios e reflexões sobre como deveria se realizar uma educação escolar que se alinha à proposta revolucionária. Percebeu-se, de forma geral, que o pensamento educacional marxiano gira em torno da defesa de uma escolarização pública e gratuita e de uma formação omnilateral, com a união entre ensino e trabalho produtivo. Além disso, destaca-se a perspectiva revolucionária que prevê uma formação do ser humano em sua ontologia – o ser que tem a possibilidade concreta de transformar a realidade na qual se encontra.
Downloads
Referências
ABREU, Malila da Graça Roxo. Princípios da pedagogia socialista: primeiras aproximações. In: IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2009. Anais eletrônicos... São Luís: UFMA, 2009. Disponível em <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/OLD/eixos2_OLD/11.%20Impasses%20e%20Desafios%20das%20Politicas%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o/PRINCIPIOS%20DA%20PEDAGOGIA%20%20SOCIALISTA.pdf>. Acesso em 21 dez. 2020.
ENGELS, Friedrich. Princípios do Comunismo. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011.
LOMBARDI, José Claudinei. Introdução. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Alínea, 2007.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Instruções aos Delegados do Conselho Central Provisório. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011a.
MARX, Karl. O Salário. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011b.
MARX, Karl. Exposição nas Seções dos dias 10 e 17 de agosto de 1869 no Conselho Geral da AIT. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011c.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo editorial, 2008a.
MARX, Karl. Crítica ao programa de Gotha. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2008b.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez Editora; Autores Associados, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).