A dimensão dialética do trabalho na produção científica da educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51550Palavras-chave:
Dialética do trabalho, Produção científica, Educação, Dialética do trabalho.Resumo
É surpreendente, considerando a importância decisiva que Marx deu ao duplo caráter do trabalho, como a contradição entre o trabalho concreto e o trabalho abstrato tenha recebido pouca atenção na produção científica da área da educação. Neste artigo, buscamos analisar como a dimensão dialética do trabalho é apreendida pela produção científica da educação. Para tal objetivo, na primeira seção, propomos identificar o nexo dialético entre as propriedades da mercadoria e as determinações do duplo caráter do trabalho na teoria marxiana; na segunda seção, buscamos identificar a concepção da produção científica da educação em teses e dissertações sobre a dimensão dialética do trabalho, mediante análise crítica do conteúdo. A princípio, dada a delimitação da pesquisa, identificamos duas concepções distintas: uma que nega o caráter transhistórico do trabalho concreto, outra que reduz o trabalho abstrato a trabalho produtivo.
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