A dimensão dialética do trabalho na produção científica da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51550

Palavras-chave:

Dialética do trabalho, Produção científica, Educação, Dialética do trabalho.

Resumo

É surpreendente, considerando a importância decisiva que Marx deu ao duplo caráter do trabalho, como a contradição entre o trabalho concreto e o trabalho abstrato tenha recebido pouca atenção na produção científica da área da educação. Neste artigo, buscamos analisar como a dimensão dialética do trabalho é apreendida pela produção científica da educação. Para tal objetivo, na primeira seção, propomos identificar o nexo dialético entre as propriedades da mercadoria e as determinações do duplo caráter do trabalho na teoria marxiana; na segunda seção, buscamos identificar a concepção da produção científica da educação em teses e dissertações sobre a dimensão dialética do trabalho, mediante análise crítica do conteúdo. A princípio, dada a delimitação da pesquisa, identificamos duas concepções distintas: uma que nega o caráter transhistórico do trabalho concreto, outra que reduz o trabalho abstrato a trabalho produtivo.

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Biografia do Autor

Sheila Pereira, UNESP

Mestre em Sociologia (UFGD). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Faculdade de Filosofia e Ciências em Marília. Membro do grupo de pesquisa Organizações e Democracia (UNESP) e do grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica (UFF) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0096802243. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5277416045428016. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7851-1212. E-mail: sheila.pereira@unesp.br

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Nunes Pereira, S. (2023). A dimensão dialética do trabalho na produção científica da educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 404–419. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51550