Concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre o fracasso escolar: uma análise à luz da perspectiva crítica em psicologia escolar fundamentada no pensamento marxista

Autores

  • Marilene Proença Rebello de Souza Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) https://orcid.org/0000-0002-8297-5674
  • Ana Karina Amorim Checchia Universidade Paulista - UNIP https://orcid.org/0000-0002-7792-3124
  • Raphael dos Santos Gonçalves Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) https://orcid.org/0000-0003-2011-9220
  • Victor Barone Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52774

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Fracasso escolar, Psicologia escolar, Marxismo, Professores

Resumo

Este artigo objetiva analisar concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre o fracasso escolar, à luz da perspectiva crítica em Psicologia Escolar e Educacional, fundamentada no pensamento marxista. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com dois professores de uma unidade escolar pública do CIEJA e dois professores de um projeto filantrópico em uma escola particular para estudantes da EJA. Os professores concebem o fracasso escolar como um fenômeno social e historicamente constituído e revelam ideais freirianos, por meio dos quais se concebe a Educação como prática de liberdade, especialmente na dimensão da Educação de Jovens e Adultos, marcada pela presença da exclusão social subjacente ao fracasso escolar produzido em uma sociedade de classe

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Biografia do Autor

Marilene Proença Rebello de Souza, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2891705696645235. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8297-5674.  E-mail: mprdsouz@usp.br.

Ana Karina Amorim Checchia, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP); professora do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP; Grupo de Pesquisa do CNPq Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas (link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7210111370320149). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7210111370320149. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7792-3124. E-mail: anakarina.ak.ac@gmail.com.

Raphael dos Santos Gonçalves, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e licenciado em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8553535586928743. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2011-9220. E-mail: raphaeldsgoncalves@gmail.com.

Victor Barone, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Mestrando em História pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), licenciado em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1160662030993103. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5947-5508. E-mail: victor2.barone@alumni.usp.br.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Proença Rebello de Souza, M. ., Amorim Checchia, A. K., dos Santos Gonçalves, R. ., & Barone, V. (2023). Concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre o fracasso escolar: uma análise à luz da perspectiva crítica em psicologia escolar fundamentada no pensamento marxista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 274–294. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52774