As metodologias ativas na formação do profissional de saúde: uma análise crítica à luz do materialismo histórico-dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52679

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Formação profissional em saúde, Reforma Sanitária, Materialismo histórico-dialético, Estratégia Democrático-Popular

Resumo

As metodologias ativas estão se expandindo e se consolidando como teoria e prática pedagógica na formação do profissional de saúde, produzindo a necessidade de análise deste fenômeno, buscando compreender suas origens, desenvolvimento e consequências para a formação, atuação e consciência social dos trabalhadores da saúde. O objetivo deste trabalho é investigar as determinações materiais, bem como suas expressões filosóficas, políticas e ideológicas, do processo de adesão às metodologias ativas na formação do profissional da saúde, à luz do materialismo histórico-dialético.

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Biografia do Autor

Nathania Vaz Santiago, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-graduada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas em Psicologia, Educação e Saúde (UFU): dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5590493834857446. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5590493834857446. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9242-5342. E-mail: nathaniasantiago@hotmail.com.

Nilson Berenchtein Netto, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor de Psicologia da UNESP-Bauru. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas em Psicologia, Educação e Saúde (UFU): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5590493834857446#gruposPesquisa. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2244216489344337. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5922-4437. E-mail: nettoberenchtein@gmail.com.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Vaz Santiago, N., & Berenchtein Netto, N. (2023). As metodologias ativas na formação do profissional de saúde: uma análise crítica à luz do materialismo histórico-dialético. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 227–254. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52679