Educação para o mercado: notas a partir da teoria da alienação marxiana

Autores

  • Lucas Trentin Rech Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51522

Palavras-chave:

teoria da alienação, marxismo, educação, economia política

Resumo

Esse trabalho parte de uma apresentação da teoria da alienação marxiana, ressaltando a importância da separação do ser humano dos meios de produção necessários à sua subsistência para, então, compreender os limites de uma educação humanista em uma sociedade de tipo capitalista. O argumento principal defenderá a incompatibilidade entre uma educação de massas comandada pelas instituições burguesas, públicas ou privadas, e uma educação de caráter humanista e transformador. Para se chegar a esse argumento é apresentada também a visão da educação de massas na economia política clássica.

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Biografia do Autor

Lucas Trentin Rech, Universidade Federal da Bahia

Doutor pela Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Economia dessa mesma universidade. Integrante do grupo de pesquisas em desenvolvimento econômico (GEPODE) tem como foco de pesquisa os desdobramentos contemporâneos do capitalismo e as insuficiências da ortodoxia econômica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8905405548446808. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0127-2078. E-mail: lucas.rech@ufba.br.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Trentin Rech, L. (2023). Educação para o mercado: notas a partir da teoria da alienação marxiana. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 432–448. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51522