A situação social do desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54181Palavras-chave:
Bozovich, Perejivane, Psicologia Histórico-CulturalResumo
Neste texto, Bozhovich discute dois conceitos propostos por Vigotski: o conceito psicológico de idade e a situação social do desenvolvimento. Ambos são apresentados como mecanismos que constituem a força motriz do desenvolvimento juntamente com as necessidades básicas das crianças. A segunda parte do capítulo aborda a concepção de Bozhovich a respeito do conceito de perejivanie.
Esta tradução foi realizada com base na seguinte publicação do texto “The social situation of child development” de Lídia Bozhovich publicado no Journal of Russian & East European Psychology. A versão deste mesmo trabalho em espanhol foi utilizada para fins de comparação e para sanar algumas questões de tradução.
Downloads
Referências
AGGARWAL-SCHIFELLITE, M. Jerome Kagan, a ‘towering’ child psychologist across six decades, dies at 92. The Harvard Gazette. 2021. Disponível em: < https://news.harvard.edu/gazette/story/2021/05/remembering-jerome-kagan-towering-harvard-psychologist/>. Acesso em: 11 de dez. de 2022.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. APA Presidents: Degrees and Details. Disponível em: <https://www.apa.org/about/governance/president/past-presidents-details>. Acesso em: 11 de dez. de 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso Nacional. DF: Brasília, 1996.
BOZHOVICH, L. I. The social situation of child development. Journal of Russian & East European Psychology, v. 47, n. 4, p. 59-86, 2009.
BOZHOVICH, L. I. Situación social del desarrollo del niño. In: BOZHOVICH, L. I. La personalidad y su formación en la edad infantil. Editorial Pueblo y Educación, 1976, p. 115-144.
Dragunova, T. V. Caracteristicas psicológicas del adolescente. In Petrovski, A. Psicologia evolutiva y pedagógica. Moscou, RU: Editorial Progresso, 1980, p. 119-174.
EISENBERG, N. Paul Mussen. Psicologia: Reflexão e Crítica. v. 13, n. 3, p. 549, 2001.
IGNATIEV, E. Ivan. La imaginación. In: SMIRNOV, A. A. et al. Psicologia. México: Grijalbo, 1978, p. 308-338.
KIMBLE, G. A.; WERTHEIMER, M. Portraits of pioneers in Psychology Volume V. Lawrence erlbaum associates: Londres; American Psychological Association: Washington, 2003.
PRESTES, Z. R. Quando não é a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional. 2010. Tese de doutorado. Universidade de Brasília. 2010.
SHUARE, M. Psicologia soviéti ca meu olhar. Terracota: São Paulo, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).