A situação social do desenvolvimento infantil

Autores

  • Lydia Bozhovich
  • Tradutora Marília Daefiol Herrero Gomes Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54181

Palavras-chave:

Bozovich, Perejivane, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Neste texto, Bozhovich discute dois conceitos propostos por Vigotski: o conceito psicológico de idade e a situação social do desenvolvimento. Ambos são apresentados como mecanismos que constituem a força motriz do desenvolvimento juntamente com as necessidades básicas das crianças. A segunda parte do capítulo aborda a concepção de Bozhovich a respeito do conceito de perejivanie. 

Esta tradução foi realizada com base na seguinte publicação do texto “The social situation of child development” de Lídia Bozhovich publicado no Journal of Russian & East European Psychology. A versão deste mesmo trabalho em espanhol foi utilizada para fins de comparação e para sanar algumas questões de tradução. 

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Biografia do Autor

Lydia Bozhovich

 Graduada no Instituto Estadual Lenin, em Moscou. Depois de graduada, trabalhou no departamento de Psicologia da Academia de Educação Comunista, sob a direção de Vigotski. Trabalhou por mais de trinta anos no Instituto de Psicologia da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como diretora do laboratório de formação da personalidade. Recebeu o grau de doutora em ciências pedagógicas em Psicologia.

Tradutora Marília Daefiol Herrero Gomes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Psicologia. Psicóloga clínica. Membro do Grupo de pesquisa Os graus de (des)humanização na sociedade capitalista e seus impactos sobre o desenvolvimento e saúde mental. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7348390266960399. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7290-0636. E-mail: mariliadhg@gmail.com

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Bozhovich , L., & Marília Daefiol Herrero Gomes, T. . (2023). A situação social do desenvolvimento infantil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 612–638. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54181

Edição

Seção

Clássico/Documentos