A importância da concepção da Enquete operária de Marx para pesquisas no âmbito do sindicalismo em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51408

Palavras-chave:

Enquete operária, Marxismo, Sindicalismo, Educação, Trabalho docente

Resumo

O presente artigo tem como aporte o referencial teórico-metodológico de Marx, principalmente a Enquete operária, publicada em 1880. O objetivo é resgatar o questionário de Marx tratando-o como um instrumento valioso para o desenvolvimento de pesquisas no sindicalismo em Educação. Assim, serão abordados: i) a concepção da Enquete operária, localizada no contexto histórico em que foi produzida, trazendo os seus princípios, objetivos e elementos metodológicos; ii) a importância da utilização desse instrumento no interior do sindicalismo em Educação, trazendo como exemplo empírico uma pesquisa realizada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj), realizada no período da crise sanitária da Covid-19.

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Biografia do Autor

Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDuc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente realiza pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Email: amandamoreira.uerj@gmail.com.  Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1054082215062361.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9416-0619. E-mail: amandamoreira.uerj@gmail.com.

 

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Silva, A. M. da. (2023). A importância da concepção da Enquete operária de Marx para pesquisas no âmbito do sindicalismo em Educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 368–387. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51408