A importância da concepção da Enquete operária de Marx para pesquisas no âmbito do sindicalismo em Educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51408Palavras-chave:
Enquete operária, Marxismo, Sindicalismo, Educação, Trabalho docenteResumo
O presente artigo tem como aporte o referencial teórico-metodológico de Marx, principalmente a Enquete operária, publicada em 1880. O objetivo é resgatar o questionário de Marx tratando-o como um instrumento valioso para o desenvolvimento de pesquisas no sindicalismo em Educação. Assim, serão abordados: i) a concepção da Enquete operária, localizada no contexto histórico em que foi produzida, trazendo os seus princípios, objetivos e elementos metodológicos; ii) a importância da utilização desse instrumento no interior do sindicalismo em Educação, trazendo como exemplo empírico uma pesquisa realizada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj), realizada no período da crise sanitária da Covid-19.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Enaile. OMS inclui o Burnout na lista de doenças do trabalho. UFMG Notícias. Univerisdade Federal de Minas Gerais, 2022. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas-do-trabalho>. Acesso em: 17 abr. 2022.
ALVES, Júlio César Lopardo; JACKSON FILHO, José Marçal. Trabalho, Saúde e Formação Política na Enquete Operária de Marx. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 15 n. 1, p. 13-31, jan./abr. 2017.
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. A pós-graduação e os sentidos da pesquisa em tempos de produtivismo acadêmico. Anais... XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 2018.
ASDUERJ. Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa Trabalho docente na Uerj em tempos de pandemia. Descrição dos dados, 2021. Disponível em: <https://asduerj.org/v7/wp-content/uploads/2021/02/24fev.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2022.
CONSU. CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Resolução Nº 12/2020. Estabelece garantias e direitos dos servidores e estudantes da Uerj, em razão da adoção do trabalho remoto e do ensino remoto emergencial. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <http://www.boluerj.uerj.br/pdf/re_00122020_06112020.pdf>. Acesso em: 22 de março de 2022.
DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea São Paulo: Boitempo, 2008.
DUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. Trabalho docente do assistente social nas federais: contradições e resistências em tempos de intensificação e produtivismo acadêmico. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Temas de Cultura. Ação política. Americanismo e fordismo. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. v. 2. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001b.
LANZARDO, Dario. Marx e a Enquete Operária. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente remoto da Uerj e a utilização de tecnologias digitais. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 7-13, 2021.
MARX, Karl. O questionário de 1880. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. Processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2014.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.
MARX, KARL. Capítulo VI (inédito): manuscritos de 1863-1867, O Capital, livro I.1 ed. São Paulo: Boitempo, 2022
RAMMINGER, Tatiana; ATHAYDE, Milton Raimundo Cidreira de.; BRITO, Jussara. Ampliando o diálogo entre trabalhadores e profissionais de pesquisa: alguns métodos de pesquisa-intervenção para o campo da saúde do trabalhador. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n.11, p. 3.191-3.202, 2013.
PANZIERI, Raniero. A concepção Socialista da Enquete Operária. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987.
RIBEIRO. Fátima Sueli. Os custos da precarização do trabalho docente na emergência sanitária. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 14-24, 2021.
SILVA, Amanda Moreira. Da uberização à youtuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº 09, p. 587-610, jul.-dez./2020.
SILVA, Amanda Moreira. Precarização e intensificação do trabalho docente na Uerj durante a pandemia. Revista Advir, Rio de Janeiro, n. 41, p. 25-34 2021.
THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5ª ed. São Paulo: Polis, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).