Lições de rebeldia: o materialismo histórico-dialético na obra de Maria Helena Souza Patto
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51748Palavras-chave:
Materialismo histórico-dialético, Maria Helena Souza Patto, Psicologia, Educação, BrasilResumo
O presente artigo analisa a presença do materialismo histórico-dialético na obra de Maria Helena Souza Patto. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Patto é considerada divisora de águas no campo da psicologia escolar e educacional brasileira, criando tensionamentos importantes na área. Iniciando sua trajetória acadêmica no bojo das teorias ambientalistas, o encontro de Patto com o materialismo histórico-dialético abriu fissuras na compreensão do fracasso escolar e da desigualdade social no país. Respeitando os movimentos de sua obra, são tecidos apontamentos sobre aspectos do materialismo histórico-dialético que constituem seu pensamento e produção de pesquisas.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1974.
ANGELUCCI, C.B.; KALMUS, J.; PAPARELLI, R.; PATTO, M.H.S. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 52-72, 2004.
CAMPOS, M.M., PATTO, M.H.S. & MUCCI, C. A creche e a pré-escola. Cadernos De Pesquisa, São Paulo, n. 39, p. 35–42, 1981.
COPIT, M.; PATTO, M.H.S. A criança pobre-objeto na pesquisa psicológica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 31, p. 6-9, 1979.
HELLER, A. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1970.
KOSIK, K. A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1969.
MARTINS, J.S. Sobre o modo capitalista de pensar. São Paulo: Hucitec, 1978.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2001.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
PATTO, M.H.S. Privação cultural e educação primária. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1973.
PATTO, M.H.S.(Org.). Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1981.
PATTO, M.H.S. O Papel social e a formação do psicólogo: contribuição para um debate necessário. Boletim de Psicologia, v. 34, p. 82-83, 1982.
PATTO, M.H.S. Psicologia e ideologia: uma crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
PATTO, M.H.S. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 65, p. 72-77, mai. 1988.
PATTO, M.H.S. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
PATTO, M.H.S. Conceito de cotidianidade em Agnes Heller e a pesquisa em educação. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 16, p. 119-141, 1993.
PATTO, M.H.S. Teoremas e cataplasmas no Brasil Monárquico: O caso da Medicina Social. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 1, Ed. 44, p. 180-199, mar. 1996.
PATTO, M.H.S. Para escrever a história da Psicologia: contribuição a partir de uma experiência. In: SEMINÁRIO DE HISTORIOGRAFIA DA PSICOLOGIA, 1 ed., 2000. Anais... São Paulo: GEHPAI/FAPESP, p. 81-96.
PATTO, M.H.S. Mordaças sonoras: a Psicologia e o silenciamento da expressão. In: PATTO, M.H.S. Exercícios de indignação. Escritos de Educação e Psicologia. Casa do Psicólogo: São Paulo, 2005.
PATTO, M.H.S. Conferência “Raízes da Psicologia em terras brasileiras: a questão da apropriação de idéias estrangeiras”. 2008a. (48m24s) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yladk-4qWr4
PATTO, M.H.S. Vida cotidiana e preconceito: notas a partir da antropologia marxista de Agnes Heller. In: PATTO, M.H.S.; MELLO, S.L.; SCHMIDT, M.L.S.; CROCHIK, J.L. (Orgs.). Perspectivas teóricas acerca do preconceito. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008b.
PATTO, M.H.S. (org.). A cidadania negada. Políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).