Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.48580Palavras-chave:
Neoliberalismo, trabalho, educação básicaResumo
A reestruturação do capitalismo implica novos arranjos produtivos flexíveis e formas de desregulamentação. Na era financeirizada, os capitais veem na educação um difusor da racionalidade instrumental. Este artigo é fruto dos aprofundamentos teóricos realizados durante o pós-doutorado em Educação (PPGE/UFPB), entre 2021 e 2022. Com base em dados secundários e nos documentos oficiais, analisou-se a ascensão neoliberal na Educação Básica paraibana a partir do método Materialista Histórico-Dialético, desnudando a ideologia imersa no currículo. Tal racionalidade hegemônica expressa uma estratégia que tende a moldar a escola e o currículo, inserindo elementos que legitimam sociabilidades do mercado e um mundo do trabalho precário.
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