Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.48580

Palavras-chave:

Neoliberalismo, trabalho, educação básica

Resumo

A reestruturação do capitalismo implica novos arranjos produtivos flexíveis e formas de desregulamentação. Na era financeirizada, os capitais veem na educação um difusor da racionalidade instrumental. Este artigo é fruto dos aprofundamentos teóricos realizados durante o pós-doutorado em Educação (PPGE/UFPB), entre 2021 e 2022. Com base em dados secundários e nos documentos oficiais, analisou-se a ascensão neoliberal na Educação Básica paraibana a partir do método Materialista Histórico-Dialético, desnudando a ideologia imersa no currículo. Tal racionalidade hegemônica expressa uma estratégia que tende a moldar a escola e o currículo, inserindo elementos que legitimam sociabilidades do mercado e um mundo do trabalho precário.

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Biografia do Autor

Diego Franca, Secretaria de Estado da Educação-PB e UEPB

Doutor em Geografia pela Unesp-Presidente Prudente. Professor de geografia na Educação Básica da Paraíba. Professor substituto no curso de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador do Centro de Estudos em Geografia do Trabalho-CEGeT/Unesp-PP-SP - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7480105368503406. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5870832845388465. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6513-7890. E-mail: diego.franca@professor.pb.gov.br.

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Metodologia da Educação

Doutora em Sociologia. Docente titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação - Campus I, Departamento de Metodologia da Educação. Pesquisadora Grupo de Estudos e pesquisa sobre Educação Superior: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3437144083911554. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1294753264777570. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0180-0347. E-mail: edjezine@gmail.com.

Rhoberta Santana de Araújo, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Habilitações Pedagógicas Universidade Federal da Paraíba.

Doutorado em Educação. Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação - Campus I, Departamento de Habilitações Pedagógicas Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior e Sociedade: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3437144083911554. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7360901793592230. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8881-0766. E-mail: rhobertaaraujo@gmail.com.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Franca, D., Jezine, E. . ., & Santana de Araújo, R. (2023). Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 471–485. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.48580