Integrações desintegradas: os (des)caminhos da educação profissional e "tecnológica" no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.49270

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação básica, Formação integrada, Rede federal

Resumo

Quando se fala em política de educação profissional e tecnológica, encontra-se presente como mediação fundamental os tipos de capitalismo e classes sociais, bem como a posição do Estado nas relações internacionais. No Brasil, contraditoriamente, constituiu-se um senso comum acadêmico que produz e difunde teorias educacionais descoladas das questões estruturais do Estado, do capitalismo e das classes sociais. O artigo em questão buscará discutir a formação e desenvolvimento da chamada Rede Federal, seu suposto centenário e sua relação fundamental com as classes sociais, o capitalismo e o Estado brasileiro. Trata-se de questão central, em um contexto de desindustrialização e redimensionamento de colônia de exportação de commodity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia.

Doutor em Ciências Sociais (UNESP/Campus Marília). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Campus Goiânia). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas - Ética e Política Emancipatória (NEPA-EPE). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9357911834311225 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3457-0864. E-mail: marcelo.silva@ifg.edu.br ou marcelo.lira@unesp.br 

Referências

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza: a ampliação para menos. – Rio de Janeiro: Lamparine, FAPERJ, 2009.

CIAVATA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil. In. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun., 2011.

CHANG, Ha-Joon. Chutando a Escada: estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. Trad. Luiz Antonio Oliveira de Araújo. – São Paulo: UNESP, 2004.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad. Roberto Cavallari. – São Paulo: Ática, 2007.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. São Paulo: Globo, 2006.

FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. – São Paulo: Dominus/Edusp, 1966.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. – São Paulo: Cortez, 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; e, RAMOS, Marise. A Política de Educação Profissional no Governo Lula: um Percurso Histórico Controvertido. Campinas: Revista Educação e Sociedade, vol. 26, n. 92., 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; e, RAMOS, Marise. A relação da Educação Profissional e Tecnológica com a universalização da Educação Básica. In. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1129-1152, out. 2007.

GRAMSCI, A. Quaderni del cárcere. Torino: Einaudi, 1975.

HABERMAS, Jürgen. Technik und Wissenschaft als “Ideologie”, (Et. Alli). Frankfurt: Suhrkamp, 1968.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão Includente e Inclusão Excludente. Curitiba: UFPR, 2009.

KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios Teórico-Metodológicos da Relação Trabalho-Educação e o Papel Social da Escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e Crise do Trabalho. Petrópolis: Vozes, 2013.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco. – 13ªed. – São Paulo: Cortez, 2010.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. Trad. Newton Ramos de Oliveira. – 2ªed.– Campinas-SP: Alínea, 2010.

MANNHEIN, K. Ideology and Utopia. Nueva York: Harcourt & Brace and World, 1936.

MARSHALL, T. H. Citizenship and social class: and other essas. Cambridge at the University Press, 1950.

MARK, Karl. A Ideologia Alemã. Trad. Rubens Enderle. Nélio Schnneider, Luciano Martorano. – São Paulo: Boitempo, 2007.

MARK, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Trad. Nélio Schneider. – São Paulo: Boitempo, 2011.

MARK, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Rubens Enderle. – São Paulo: Boitempo, 2013.

MARK, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro II. O processo de circulação do capital. Trad. Rubens Enderle. – São Paulo: Boitempo, 2014.

MARK, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro III. O processo global de produção capitalista. Trad. Rubens Enderle. – São Paulo: Boitempo, 2017.

MILLS, C. Wright. A elite do poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica a razão dualista. Ornitorrinco. – São Paulo: Boitempo, 2003.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

POLANYI, K. The Great Transformation. Boston: Beacon Press, 1957.

SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, Demerval. Florestan Fernandes e a Educação. In. Estudos Avançados 10 (26), 1996, pp.71-87.

SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. – 4ªed. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SMITH, Adam. The Wealth of Nations. Modern Library, 1776

SILVA, Marcelo Lira. Tempos de Incerteza. In. Capital Imperialismo em Crise. Goiânia-Go: Editora IFG, 2021.

SILVA, Marcelo Lira. A Base do Golpe. In. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v. 11, n. 1, p. 74-102, abr. 2019.

SILVA, Marcelo Lira. Coup d'État e exclusivismo político-educacional. In. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v. 9, n. 3, p.182-210, dez. 2017.

SILVA, Marcelo Lira. O vírus do capital e as moléstias da mercadoria. In. ORG & DEMO, Marília, v. 21, n. 2, p. 27-56, jul./dez. 2020.

WEBER, M. Economia e Sociedade. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. – Brasília:UnB; São Paulo: Imprensa Oficial, 1999.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Silva, M. L. (2023). Integrações desintegradas: os (des)caminhos da educação profissional e "tecnológica" no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 449–470. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.49270