Psicologia, educação e marxismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54281

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Marxismo

Resumo

O presente dossiê Psicologia, Educação e Marxismo parte do princípio da necessidade de especificarmos a qual psicologia nos referimos, quais os objetivos da educação que defendemos e a qual corrente do marxismo estas se vinculam. Não é qualquer psicologia, e não é qualquer educação que nos interessa, mas sim a articulação de ambas tendo em vista a superação da sociedade de classes, o que demanda uma análise histórica radical, portanto, ancorada nos princípios do materialismo histórico e dialético de Marx. Interessa-nos construir uma ciência concreta, que atenda aos interesses da classe trabalhadora, compreendendo suas particularidades geográficas, históricas, de gênero e raça. Esperamos, com este número da revista, termos reunido parte da diversidade de temáticas, áreas e concepções teóricas que permeiam o campo da psicologia, educação e marxismo no Brasil. Estamos certos/as de que ainda há muito o que se fazer para superarmos não só a crise da psicologia ou os rumos da educação no país, mas, principalmente, a sociedade capitalista, determinante, em grande medida, destas contradições e conflitos. Se o caminho para a construção de uma sociedade humana e justa é longo e árduo, somente podemos atravessá-lo de forma fraterna e verdadeiramente coletiva, como vislumbramos realizar no debate que aqui se apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Psicóloga, Doutora e pós-doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Infantil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0105108434995580  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6967-2548 .E-mail: silvanatuleski@gmail.com

Giselle Modé Magalhães, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Psicóloga, Doutora em Educação Escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta (GEPCO). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/2726281356078379 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4045-7040 E-mail:  gisellemagalhaes@ufscar.br

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado pelo programa de pós graduação em  Ensino,  Filosofia  e  História  das  Ciências  da  UFBA  Atualmente  é  professor  adjunto  da  Universidade  Federal  da  Bahia.É lider do grupo de  pesquisa ENCONCIENCIAs  ( Grupo de Pesquisa  em Ensino Concreto de Ciências). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5284620682449345  . Orcid; http://orcid.org/0000-0002-6620-2989 . E-mail helioneto@ufba.br

Lauren Mariana Mennocchi

Psícologa,  Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. É integrante do Grupo de Pesquisa "A dimensão subjetiva da desigualdade social?" PUC SP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2665089076526893.  E-mail laurenmennocchi@gmail.com

Referências

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1987.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

PISTRAK, Moisey.M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PISTRAK, Moisey M. (org.). A escola-comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. 2. ed.. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SAVIANI, Demerval. Educação Socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2º Edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2008a.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15. ed. Coleção educação contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica. 10. ed. revista. Coleção Educação Contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados, 2008b.

SÈVE, Lucien. Où est Marx dans l’œuvre et la pensée de Vygotski?. In: 7° Séminaire International Vygotski, juin 2018. Disponível em: < https://www.unige.ch/SIV2018/files/Seve_2018_Vygotski-Marx.pdf > Tradução publicada no site do Kátharsis. Traduzido por Bruno Bianchi.

VIGOTSKI, LEV.S. O significado histórico da crise da Psicologia. In: VIGOTSKI, L.S. Teoria e Método. Martins Fontes: São Paulo, 1999, p. 203-417.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Tuleski, S. C. ., Magalhães, G. M. ., da Silva Messeder Neto, H., & Mennocchi , L. M. . (2023). Psicologia, educação e marxismo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 1–13. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54281