Psicologia, educação e marxismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54281Palavras-chave:
Psicologia, Educação, MarxismoResumo
O presente dossiê Psicologia, Educação e Marxismo parte do princípio da necessidade de especificarmos a qual psicologia nos referimos, quais os objetivos da educação que defendemos e a qual corrente do marxismo estas se vinculam. Não é qualquer psicologia, e não é qualquer educação que nos interessa, mas sim a articulação de ambas tendo em vista a superação da sociedade de classes, o que demanda uma análise histórica radical, portanto, ancorada nos princípios do materialismo histórico e dialético de Marx. Interessa-nos construir uma ciência concreta, que atenda aos interesses da classe trabalhadora, compreendendo suas particularidades geográficas, históricas, de gênero e raça. Esperamos, com este número da revista, termos reunido parte da diversidade de temáticas, áreas e concepções teóricas que permeiam o campo da psicologia, educação e marxismo no Brasil. Estamos certos/as de que ainda há muito o que se fazer para superarmos não só a crise da psicologia ou os rumos da educação no país, mas, principalmente, a sociedade capitalista, determinante, em grande medida, destas contradições e conflitos. Se o caminho para a construção de uma sociedade humana e justa é longo e árduo, somente podemos atravessá-lo de forma fraterna e verdadeiramente coletiva, como vislumbramos realizar no debate que aqui se apresenta.
Downloads
Referências
LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1987.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.
PISTRAK, Moisey.M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PISTRAK, Moisey M. (org.). A escola-comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. 2. ed.. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAVIANI, Demerval. Educação Socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2º Edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2008a.
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15. ed. Coleção educação contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica. 10. ed. revista. Coleção Educação Contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados, 2008b.
SÈVE, Lucien. Où est Marx dans l’œuvre et la pensée de Vygotski?. In: 7° Séminaire International Vygotski, juin 2018. Disponível em: < https://www.unige.ch/SIV2018/files/Seve_2018_Vygotski-Marx.pdf > Tradução publicada no site do Kátharsis. Traduzido por Bruno Bianchi.
VIGOTSKI, LEV.S. O significado histórico da crise da Psicologia. In: VIGOTSKI, L.S. Teoria e Método. Martins Fontes: São Paulo, 1999, p. 203-417.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).