Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52664

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Experimento formativo, Educação escolar, Neoliberalismo, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre as contribuições que a psicologia histórico-cultural pode oferecer à educação escolar brasileira desde suas elaborações no campo do método e de um de seus desdobramentos: o experimento formativo. Em síntese, defendemos que esse debate contribui para uma compreensão científica sobre as relações entre ensino, estudo, aprendizagem e desenvolvimento de modo a enfrentar a reprodução do fracasso escolar e questionar a falsa polêmica entre uma educação escolar que ensine conteúdos científicos versus uma educação que capacite para a vida. Por fim, entendemos que essa discussão também oferece ferramentas potentes ao enfrentamento dos efeitos das políticas neoliberais no campo da educação escolar brasileira.

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Biografia do Autor

Cárita Portilho de Lima, UFPB

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora do Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Psicologia e Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0068472111565480. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9386-4806. E-mail: carita.portilho@yahoo.com.br

Herculano Ricardo Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor na Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6829945233381214. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3896628029641662. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0366-9773. E-mail: herculanorcampos@gmail.com.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Portilho de Lima, C., & Campos, H. R. (2023). Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 183–204. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52664