O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54182

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Materialismo Histórico-Dialético, Formação Omnilateral

Resumo

O presente texto representa o trabalho de formação de protagonistas na Psicologia Histórico-Cultural. Este protagonismo se inicia com a formação de alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá que participam do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural, um projeto de ensino e extensão, em que os professores coordenadores mobilizam ações formativas para os futuros profissionais. Com fundamentos no materialismo histórico-dialético, é proporcionado aos alunos processos de autogestão e desenvolvimento de ações em que a prática-teórica metodológica se faz presente. Nesse caminho, uma das ações que se sobressai é a administração do legado de conhecimentos produzidos por diferentes autores consagrados na Psicologia Histórico-Cultural mediante a produção de entrevistas sobre os caminhos produtivos desses autores. Este texto apresenta o resultado do trabalho teórico e conceitual produzido pelo prof. Carl Ratner, durante entrevista produzida e gerida pelos alunos do laboratório. Pretende-se, dessa forma, manter viva a produção e a memória desses grandes pensadores da teoria.

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Biografia do Autor

Fernando Wolff Mendonça, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá.  Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7217425134430009. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6193-4793. Email: fwmendonca@uem.br

Eduarda Henrique, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da UEM. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3527429974172897  Orcid: https://orcid.org/0009-0002-5369-6382. Email: dudaahenrique@gmail.com

Julia Martins Hernandes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5638442931465947. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-4675-3542. Email: juliahernandes3@gmail.com 

Carl Ratner, Universidade Autônoma de Morelos

 PhD em Psicologia Social na State University of New York em Buffalo, Graduado em Psicologia pela University of Wisconsin. Professor aposentado pela Humboldt State University e Professor Adjunto no Programa de Doutorado da Universidade Autônoma de Morelos, no México. Diretor do Institute for Cultural Research and Education na Califórnia, Estados Unidos. E-mail: cr2@humboldt1.com

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Wolff Mendonça, F., Henrique, E. ., Martins Hernandes, J. ., & Ratner, C. (2023). O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 14–29. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54182