Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48031

Palavras-chave:

Educação Física, Ciência, Trabalho, Dialética, Cultura Corporal

Resumo

Este artigo analisa os desafios colocados, hoje, para a área da EF em seu processo de produção do conhecimento. Para tanto, torna-se imprescindível compreender as mediações e contradições entre trabalho e ciência, assim como desvelar as formas de reestruturação produtiva do capital à luz da dialética como lógica e teoria do conhecimento. Dentre os desafios: preservar a materialidade do conhecimento da área; atentar ao esvaziamento do conhecimento; e a fragmentação do campo acadêmico-profissional. Concluímos com a necessidade da produção e do trato com o conhecimento da EF numa perspectiva materialista-histórica, considerando a totalidade das relações sociais, contrapondo às práticas alienantes do modelo capitalista de produção.

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Biografia do Autor

Gabriel Vielmo Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pesquisador na Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física (LEEDEF/CEFD/UFSM) - https://www.ufsm.br/grupos/leedef; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8350441034783183; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7428-7855; E-mail: gabrielvgef@gmail.com

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pesquisador/Doutorando em Educação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - KAIRÓS (UFSM) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11220; Professor de Educação Física - SMEC Panambi-RS; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8465343376412459; Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6996-2158; E-mail: gjscapin@gmail.com

Gilmar Belitz Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pequisador da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física (LEEDEF/CEFD/UFSM) - https://www.ufsm.br/grupos/leedef; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4562604452474285; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3693-3438; E-mail: gilmarbelitz@gmail.com

Adelina Lorensi Prietto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pesquisadora da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física (LEEDEF/CEFD/UFSM) - https://www.ufsm.br/grupos/leedef; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7712432577648458; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6387-0412; E-mail: adelina_prietto@hotmail.com

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora Titular do Departamento de Desportos Individuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF/CEFD/UFSM); Pesquisadora-Líder da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física (LEEDEF/CEFD/UFSM) - https://www.ufsm.br/grupos/leedef; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7685329921498975; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9624-3060; E-mail: maristeladasilvasouza@yahoo.com.br

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Gomes, G. V., Scapin, G. J., Pereira Junior, G. B. ., Prietto, A. L., & Souza, M. da S. . (2023). Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 509–523. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48031