Nise da Silveira: depoimento (1992)

Autores

  • Nise da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54192

Palavras-chave:

Nise da Silveira, Psiquiatria, Marxismo

Resumo

Nise da Silveira foi uma psiquiatra brasileira amplamente conhecida pelo seu trabalho na psiquiatria em meados do século XX. Nise se recusou a trabalhar com eletrochoques ou lobotomia e apostou na arte e interação de animais como formas de tratamento para a saúde mental, pautando, assim, formas de tratamento mais humanizadas para as pessoas. A história da vida de Nise e sua relação com a militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB) nem sempre é muito divulgada e entendemos que conhecê-la é essencial para, inclusive, entendermos sua atuação profissional

 Neste processo de resgate da memória a Germinal: marxismo e educação em debate traz partes de uma entrevista de duas horas e 30 minutos de duração, realizada pela professora  Dulce Chaves Pandolfi com a Nise da Silveira em 1992. A entrevista foi realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) em vigência desde sua criação, em 1975.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nise da Silveira

Psiquiatra alagoana, foi uma grande representantes da corrente junguiana no Brasil. Formada em medicina pela Universidade da Bahia. Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, que revolucionou o tratamento mental no Brasil.

Referências

SILVEIRA, Nise Magalhães da. Nise da Silveira (depoimento, 1992). Rio de Janeiro, CPDOC/Fundação Getulio Vargas, 1992, 53 p.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

da Silveira, N. . (2023). Nise da Silveira: depoimento (1992). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 639–658. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.54192

Edição

Seção

Clássico/Documentos