Da fragmentação à unidade psicofísica na prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52984

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, pisiquismo, corpo, unidade psicofísica

Resumo

Este ensaio tem por objetivo tecer algumas considerações que possibilitem melhor compreensão do corpo e psiquismo como unidade psicofísica e quais implicações tais apontamentos podem trazer para a prática pedagógica. As reflexões teóricas deste texto partirão dos estudos da psicologia histórico-cultural, especialmente proposições de Vigotski sobre a análise dos fenômenos em unidades e os estudos de Luria sobre os sistemas funcionais, que tem como base epistemológica o materialismo histórico e dialético. Tal discussão é pertinente para superar a fragmentação na forma de compreender o indivíduo – corpo e psiquismo; biológico e social -  de tal modo a orientar práticas pedagógicas emancipadoras.

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Biografia do Autor

Flávia Gonçalves da Silva, UFVJM

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Bauru), mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado no Programa de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UNESP – campus Botucatu/SP. Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Diamantina, no curso de Educação Física. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1585197177825574. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9222-2406. E-mail: flaviagonsalves@yahoo.com.br. 

Sandro Henrique Vieira de Almeida, UFVJM

Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontífica Universidade Católica/SP. Psicólogo formado pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/Bauru. Docente do Departamento de Ciências Básicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3073536009617453. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9777-0700. E-mail: sandro.almeida@ufvjm.edu.br.  

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Silva, F. G. da, & Almeida, S. H. V. de . (2023). Da fragmentação à unidade psicofísica na prática pedagógica . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 140–158. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52984