Sobre gotas de chuva: a categoria consciência na obra de L.S. Vigotski como caminho para a formação humana para além da dicotomia corpo-mente
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.52792Palavras-chave:
Dualismo, Unidade, Consciência, Formação HumanaResumo
: O objetivo do presente artigo é situarmos a leitura de Vigotski sobre a categoria consciência a partir da crise na Psicologia que produz, no interior das teorias psicológicas, um imobilismo na compreensão da subjetividade humana, acarretando uma cisão no entendimento do indivíduo. Dessa forma, discutimos textos do autor no Tomo I das Obras Escolhidas que apontam para possibilidades de superação da crise de método instaurada e do dualismo que permeia e assombra a Psicologia até os dias atuais. Elegendo a categoria consciência como uma possibilidade de unidade corpo-mente, concluímos que Vigotski faz um esforço teórico para elaborar uma teoria que almeja a compreensão do ser humano enquanto ser social.
Downloads
Referências
AITA, E. B.; TULESKI, S. C. O conceito de inconsciente para Vigotski: primeiras aproximações. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, p. 62-71, 2021.
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1980.
CATANIA, A. C. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. (4. ed.). Porto Alegre: Artmed, 1999.
DELARI JUNIOR, Achilles. Vigotski: Consciência, Linguagem e Subjetividade. Campinas: Alínea, 2013.
ENGELS, F. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. MARXIST.ORG. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1876/mes/macaco.htm, 2004. Acesso em 13 de jan. de 2023.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
FROMM, E. Conceito marxista do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
GONZALEZ, A. Inconsciente:un diálogo entre Freud y Vigotsky. Psychologia Latina, v. 2, n. 2, p. 158-171, 2011.
MARCUSE, H. Eros e Civilização: Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1999.
MARX, K. Manuscritos econômicos filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, K. O Capital (livro I). São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. Miséria da Filosofia. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
PAVLOV, I. P. Reflexos Condicionados, Inibição e outros Textos. Lisboa: Editorial Estampa. 1976.
PESSANHA, P. H. C. O inconsciente na psicologia histórico-cultural de Vigotski: um estudo conceitual. 2015. Orientador: Marcelo Dalla Vecchia. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de São José Del-Rei, São José Del-Rei, 2015.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: uma análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil – repercussões no campo educacional. 2010. Orientador: Elizabeth Tunes. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
RIVIÈRE, Angel. La psicología de Vygotski. Madrid: Machado Libros, 2002.
SANTOS, L G. Inconsciente: uma reflexão desde a Psicologia de Vigotski. 2015. Orientador: Bader Burihan Sawaia. 219 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
SANTOS, L. G.; LEÃO, I. B. O inconsciente sócio-histórico: notas sobre uma abordagem dialética da relação consciente-inconsciente. Psicologia & Sociedade, v. 24, p. 638-647, 2012.
SANTOS, L. G.; LEÃO, I. B. O inconsciente sócio-histórico: aproximações de um conceito. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 38-47, 2014.
SHUARE, Marta. La psicologia soviética tal como yo la veo. Moscú: Progresso, 1990.
SKINNER, B.F. Ciência e comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SOUZA, J. A. M. Lenin em Vigostki: do espontaneísmo inconsciente ao desenvolvimento da consciência. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 12, n. 2, p. 322-334, 2020.
TOASSA, G. Conceito de Consciência em Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 17(2), p. 59-83, 2006.
TORRES, M. Alcances e Limites do Sindicalismo: contribuições críticas de Friedrich Engels e Karl Marx. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 3, p. 280-295, dez. 2020.
VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo I [Sobrania Sochinenii Tom pervyii. Voprosy teorii ístorii psijologuii]. Madrid: Machado Libros, 2013.
VYGOTSKI, L.S. Psicología del Arte. [Traducción: Victoriano Imbert]. México: Fontamara, 2005.
ZANELA, J. et al. Do homem ao Trabalhador: implicações para a formação humana do trabalhador. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 3, p.130-151, dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).