Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.53006Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Psicologia Histórico-Cultural, Formação escolar do trabalhadorResumo
O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa teórica, cujo objeto centra-se na formação escolar do trabalhador na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no que se refere ao papel do trabalho na relação entre aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos. Sob fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, à luz do materialismo histórico-dialético, analisamos como sujeitos precariamente escolarizados se constituem enquanto tal, o que isso implica na formação de seus psiquismos e seus desdobramentos para a prática social, além de demonstrar a possibilidade que tem essa população de aprimoramento do conhecimento da realidade e da formação de consciência crítica instruída de si e do mundo.
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