Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.53006

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Psicologia Histórico-Cultural, Formação escolar do trabalhador

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa teórica, cujo objeto centra-se na formação escolar do trabalhador na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no que se refere ao papel do trabalho na relação entre aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos. Sob fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, à luz do materialismo histórico-dialético, analisamos como sujeitos precariamente escolarizados se constituem enquanto tal, o que isso implica na formação de seus psiquismos e seus desdobramentos para a prática social, além de demonstrar a possibilidade que tem essa população de aprimoramento do conhecimento da realidade e da formação de consciência crítica instruída de si e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Lucchesi Rosa Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atua como professora do Departamento de Psicologia da UFPR.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6986569252275954. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5424-2780 . Email: grazielaluc@hotmail.com

 

Referências

AÇÃO EDUCATIVA/MEC. Educação de jovens e adultos: proposta curricular - 1º segmento do ensino fundamental. RIBEIRO, Vera Masagão (coordenação e texto final). São Paulo/Brasília: Ação Educativa/MEC, 2001.

ASBAHR, Flávia S. F. Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº.11, homologada em 07 de junho de 2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Documento Base – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Educação Profissional Técnica De Nível Médio/Ensino Médio. Brasília: MEC/SETEC, 2007.

CALVE, Tiago Morales; ROSSLER, João Henrique; SILVA, Graziela Lucchesi Rosa da. Psicol. esc. educ; 19(3): 435-444, set.-dez. 2015.

DA MATA, Vilson. Trabalho, Subjetividade e Educação em Marx. Fortaleza, CE: UFC, 15 de outubro de 2010. Palestra proferida no I Colóquio de Filosofia e Sociologia da Educação: Subjetividade e Educação. 2010.

DA MATA, Vilson Aparecido; KLEIN, Lígia Regina; SILVA, Graziela Lucchesi Rosa da;. Alienação ou exclusão: refletindo o processo de “inclusão” na educação de jovens e adultos. IN: FACCI, Marilda Gonçalves Dias; MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; TULESKI, Silvana Calvo. Exclusão e inclusão: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá: EDUEM, 2012.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 3ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1999.

DUARTE, Newton. O ensino da Matemática na educação de adultos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1993.

HIDALGO, Sivonei Karpinski. A educação de jovens e adultos no município de Curitiba sob a ótica de gênero e tecnologia. Mestrado (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE/UTFPR, Curitiba, 2007.

KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização de jovens e adultos: questões e propostas para a prática pedagógica na perspectiva histórica. Brasília: Universa, 2003.

KLEIN, Lígia Regina. Fundamentos para uma Proposta Pedagógica para o Município de Campo Largo. Campo Largo, PR: PM/SED, 2007.

KLEIN, Lígia Regina. Fundamentos filosófico-epistemológicos do PROEJA: o trabalho como princípio educativo. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

KLEIN, Lígia Regina. O embate pelas leis fabris do século XIX e a definição das idades do trabalho: um estudo sobre a constituição das noções de infância e adolescência. 88p. (Monografia de conclusão de curso) – Curso de graduação em Direito, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, 2009.

LEONTIEV, A. N. Las necessidades y los motivos de la actividad. In: SMIRNOV, A.; LEONTIEV, A. N., et al, (orgs.). Psicologia: Grijalbo, 1969. p. 341-354.

LEONTIEV, Aléxis. N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, Aléxis N. Actividade e consciência. In: MAGALHÃES-VILHENA, Vasco de. Práxis: a categoria materialista de prática social. Volume II. Lisboa: Livros Horizonte, 1980. (p. 49-77)

LEONTIEV, Aléxis N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988. (p. 59-83)

LEONTIEV, A. N. Lecture 36. Types of Thinking: Thinking and Sensory. Journal of Russian and East European Psychology, v. 43, nº5, September–October 2005, pp. 25–40. Tradução de Nádia Mara Eidt. (2005)

LEONTIEV, Aleksei N. Atividade, consciência e personalidade. Tradução de Priscila Marques. Bauru, SP: Mireveja, 2021.

LURIA. A. R. Desarrollo histórico de los procesos cognitivos. Madrid, Espanha: Ediciones Akal, 2003.

LURIA, A.R. O papel da linguagem na formação de conexões temporais e a regulação do comportamento em crianças normais e oligrofênicas. In: Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Trad Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.

MÁRKUS, György. Marxismo y “antropología”. Trad. Manuel Sacristán. Barcelona: Grijalbo, 1974.

MARTIN-BARÓ, Ignacio. O latino indolente: caráter ideológico do fatalismo latino-americano. In: MARTÍN-BARÓ, Ignacio. Crítica e Libertação na Psicologia: estudos psicossociais. Organização, notas e tradução de F. Lacerda Júnior. Petrópolis: Vozes, 2017.

MARTINS, Lígia Márcia. A formação da personalidade do professor. IN: Anais da 33 ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Caxambu, 2010.

MARX, Karl. Glosas Críticas Marginais ao Artigo"O Rei da Prússia e a Reforma Social". De um prussiano. São Paulo: Expressão Popular, 2010a.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel: Introdução. Tad Lúcia Ehlers. São Paulo: Expressão Popular, 2010b.

MESQUITA, Afonso Mancuso de. A motivação do aprendiz para a aprendizagem escolar: a perspectiva histórico-cultural. Dissertação(Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2010.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PINHEIRO, Natália de Almeida; ALVES, Cecília P. A concepção do fracasso escolar para alunos da educação de jovens e adultos – EJA. In: Anais do XV Encontro Nacional da ABRAPSO: Psicologia Social e Políticas de existência – fronteiras e conflitos. Disponível em http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/index.php?option=com_content&task=view&id=342&Itemid=96. Acesso em dezembro de 2010.

RIBEIRO, Vera Masagão. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. In: Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99 (p. 184-201)

SAES, Décio Azevedo de Marques de. Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil. In: Linhas Críticas, Brasília, v.12, p. 23-40, jan./jun. 2006. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3277/2961. Acesso em fev de 2023.

SZANTO, Janyssa Oliveira. Psicologia e educação de jovens e adultos: histórias de vida e caminhos percorridos pelos jovens que voltaram à escola. São Paulo, 2006. 1v. 180f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Universidade de São Paulo, USP, 2006.

VARGAS, Patrícia Guimarães. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas sociais, novos sentidos. In: Anais da 33 ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Caxambu, 2010. Disponível em http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT20-6389--Int.pdf. Acesso em novembro de 2010.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. Trad Maria Encarnación Moya. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular. 2007.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre Educação de Adultos. 6ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção Educação Contemporânea).

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Silva, G. L. R. (2023). Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores jovens e adultos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(1), 255–273. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.53006