|
Edição |
Título |
|
v. 11, n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA |
A concepção materialista da história: divergências entre Thompsom e Althusser |
Resumo
PDF
|
Amarilio Ferreira Jr., Marisa Bittar |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
Heleieth Saffioti e a educação: contribuições para o debate |
Resumo
PDF
|
Marco Antonio de Oliveira Gomes, Ana Paula Aires Rodrigues, Crislaine Aparecida Pita, Daniela Azarias Ferreira da Silva |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
Educação das mulheres na história do Brasil: a contribuição de Heleieth Saffioti |
Resumo
PDF
|
Mariana Silveira dos Santos Rosa |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
Olga Benário Prestes e a "questão democrática" |
Resumo
PDF
|
Anita Leocadia Prestes |
|
v. 10, n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE |
León Trotsky na Revista Germinal |
Resumo
PDF
|
Otávio Luiz Pinheiro Aranha |
|
v. 12, n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!! |
Liberdade e necessidade em Friedrich Engels. a contribuição dos escritos de Mikhail Lifschits da década de 1960 |
Resumo
PDF
|
Víctor Antonio Carrión |
|
v. 12, n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!! |
Friedrich Engels e a questão do método no marxismo |
Resumo
PDF
|
André Figueiredo Brandão |
|
v. 11, n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO |
A crítica lukacsiana ao fascismo |
Resumo
PDF
|
André Figueiredo Brandão |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
As marxistas nas universidades brasileiras |
Resumo
PDF
|
Paula Marcelino, Lidiane Soares Rodrigues |
|
v. 10, n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE |
Adolfo Sánchez Vázquez: algumas notas sobre sua vida e valiosa obra |
Resumo
PDF
|
Naura Syria Carapeto Ferreira |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
Raízes do feminismo político e embates atuais |
Resumo
PDF
|
Maria Lygia Quartim de Moraes |
|
v. 10, n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE |
Formação de professores e a educação profissional e tecnológica na Revista Germinal Marxismo e Educação em Debate |
Resumo
PDF
|
Luiz Aparecido Alves de Souza |
|
v. 12, n. 2 (2020): Vladimir Ilitch Ulianov – Lenin – 150 anos! |
Gênese e estrutura de Imperialismo, fase superior do capitalismo, de Lênin |
Resumo
PDF
|
Marina Machado Gouvea |
|
v. 10, n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE |
Dez anos da Revista Germinal - o que dizem as entrevistas |
Resumo
PDF
|
Jacir Mario Tedesco Filho, Sandra Terezinha Urbanetz |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
A análise de Vânia Bambirra acerca da opressão das mulheres latino-americanas no lastro da teoria marxista da dependência |
Resumo
PDF
|
Sandra Maria Marinho Siqueira |
|
v. 12, n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!! |
Sobre a religião como reflexão da realidade. Mais uma vez na posição de ENGELS |
Resumo
PDF
|
María Teresa Vila Bormey |
|
v. 12, n. 2 (2020): Vladimir Ilitch Ulianov – Lenin – 150 anos! |
Lênin: 150 anos de um pensador e líder revolucionário |
Resumo
PDF
|
Fábio Palácio de Azevedo |
|
v. 12, n. 2 (2020): Vladimir Ilitch Ulianov – Lenin – 150 anos! |
Lenin na filosofia de Evald Ilienkov |
Resumo
PDF
|
Víctor Antonio Carrión |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
Qual o papel do trabalho doméstico feminino no modo de produção capitalista? Uma análise comparativa das interpretações de Silvia Federici e Roswitha Scholz |
Resumo
PDF
|
Ana Elisa Cruz Corrêa, Ana Carolina Marra de Andrade |
|
v. 10, n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE |
Teoria, política e conjuntura nos editoriais da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Resumo
PDF
|
Pedro Leão Da Costa Neto |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
Aportes para a compreensão da opressão da mulher no capitalismo |
Resumo
PDF
|
Sandra Maria Marinho Siqueira, Victor Bruno Marinho Pereira |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
CONTRIBUIÇÕES DOS POSTULADOS MARXISTAS PARA ENTENDER A HISTORIA DA EDUCAÇÃO |
Resumo
PDF
|
João Carlos da Silva, Mara Cristine Vitorino da Silva |
|
v. 4, n. 2 (2012): DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
DESAFIOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA MARXISTA |
Resumo
PDF
|
Maria de Fátima Rodrigues Pereira |
|
v. 12, n. 2 (2020): Vladimir Ilitch Ulianov – Lenin – 150 anos! |
O Estado contemporâneo sob as lanternas de Lenin: definhando o grande Leviatã |
Resumo
PDF
|
Mariléia Maria da Silva, Luciana Pedrosa Marcassa |
|
v. 12, n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres |
A relação trabalho e educação na pedagogia socialista russa |
Resumo
PDF
|
Franciele Soares dos Santos, Suely Aparecida Martins |
|
v. 12, n. 2 (2020): Vladimir Ilitch Ulianov – Lenin – 150 anos! |
Retornar a Lenin: a renovação de Alberto Passos Guimarães e suas interlocuções com o pensamento lenineano |
Resumo
PDF
|
Leonardo César de Albuquerque |
|
v. 12, n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!! |
Engels e o “Socialismo Jurídico”: apontamentos para uma crítica do Direito |
Resumo
PDF
|
Wesley Rodrigues Sousa, Henrique Leão Coelho |
|
v. 5, n. 2 (2013): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI |
Resumo
PDF
|
Newton Duarte |
|
v. 11, n. 3 (2019): CRISE DO CAPITAL, FINANCEIRIZAÇÃO E EDUCAÇÃO |
A arte sob a perspectiva do marxismo: uma atividade humana potencialmente humanizadora |
Resumo
PDF
|
Mércia Santana Mathias, Luciana Cristina Salvatti Coutinho |
|
v. 5, n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA |
MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA |
Resumo
PDF
|
Elza Margarida de Mendonça Peixoto |
|
v. 3, n. 2 (2011): HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO |
MARXISMO, CAMPO E EDUCAÇÃO |
Resumo
PDF
|
Luiz Bezerra Neto, Jaqueline Daniela Basso |
|
v. 10, n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!! |
Praxis: Idealismo y Materialismo en Alemania y México |
Resumo
PDF
|
Stefan Gandler |
|
v. 4, n. 1 (2012): IMPERIALISMO, CRISE E EDUCAÇÃO |
Sobre o método em Marx |
Resumo
PDF
|
Gustavo Martins Piccolo, Enicéia Gonçalves Mendes |
|
v. 7, n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
DOSSIÊ “PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A DEFESA DO ENSINO E DIRECIONAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR” |
Resumo
PDF
|
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Ligia Marcia Martins |
|
v. 1, n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO |
1848- UMA TEORIA CONJUNTURAL DA REVOLUÇÃO |
Resumo
PDF
|
Irene Viparelli |
|
v. 12, n. 2 (2020): Vladimir Ilitch Ulianov – Lenin – 150 anos! |
Lenin e o seu legado histórico, 150 anos depois |
Resumo
PDF
|
Mauro Iasi |
|
v. 9, n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO |
Lênin e Che Guevara |
Resumo
PDF
|
Luiz Bernardo Murtinho Pericás |
|
v. 2, n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO |
Ética e atuação política no marxismo: subsidios para uma discussão contemporânea |
Resumo
PDF
|
Igor Fernandes Oliveira |
|
v. 9, n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO |
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO |
Resumo
PDF
|
Andréa Villela Mafra da Silva |
|
v. 1, n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO |
OS INTELECTUAIS E O MÉTODO |
Resumo
PDF
|
Francisco Mauri de Carvalho Freitas |
|
v. 9, n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO |
Marxismo e educação no Brasil (1922-1935): o discurso do PCB e de seus intelectuais |
Resumo
PDF
|
Aparecida Favoreto |
|
v. 2, n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO |
Ética e educação: a opção marxista |
Resumo
PDF
|
Francisco Máuri de Carvalho Freitas |
|
v. 7, n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
ERA DA INDETERMINAÇÃO? FRANCISCO DE OLIVEIRA E PROCESSO DECISÓRIO POLÍTICO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. |
Resumo
PDF
|
Lucas Patschiki |
|
v. 1, n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO |
MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO |
Resumo
PDF
|
Edmundo Fernandes Dias |
|
v. 8, n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
MARXISMO, CONCEPÇÃO E MÉTODO |
Resumo
PDF
|
Andreia Araujo do Vale |
|
v. 2, n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO |
Crise do marxismo e stalinismo: notas sobre algumas posições de Louis Althusser – 1976-1978 |
Resumo
PDF
|
Fabrizio Carlino |
|
v. 6, n. 2 (2014): CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO |
A QUESTÃO EDUCACIONAL NAS OBRAS DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS. 2013. |
Resumo
PDF
|
Mario Borges Netto |
|
v. 10, n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
Resumo
PDF
|
Roberta Letícia Pereira Silva |
|
v. 5, n. 2 (2013): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
O RELATIVISMO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO COMO LEGITIMAÇÃO PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. |
Resumo
PDF
|
José Luis Derisso |
|
v. 8, n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO |
MARXISMO, MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO, SINDICALISMO |
Resumo
PDF
|
Celi Nelza Zulke Taffarel |
|
1 a 50 de 84 itens |
1 2 > >> |