León Trotsky na Revista Germinal

Autores

  • Otávio Luiz Pinheiro Aranha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.27743

Palavras-chave:

León Trotsky, Germinal, Marxismo.

Resumo

Na edição comemorativa de 10 anos da Germinal, perguntamos sobre qual a presença teórica das obras e escritos de León Trotsky no interior da revista. Para tal, objetivamos identificar quais publicações e autores da revista utilizaram obras de Trotsky em seu referencial, que obras de Trotsky foram usadas nessas publicações e que relações guardam entre si. Analisamos 311 textos publicados nas seções Debate, Artigos e Clássicos, nos quais encontramos 8 textos de 11 autores que usaram alguma obra ou escrito de Trotsky em seu referencial. Identificamos as obras que foram abordadas e analisamos suas relações com os textos. Concluímos da necessidade premente em estudar e pesquisar as obras deste marxista clássico.

Biografia do Autor

Otávio Luiz Pinheiro Aranha, Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. Doutorando em Educação pela PPGE UFBA

Referências

ANDERSON. P. Considerações sobre o marxismo ocidental. Porto: Afrontamento, 1976.

ARACY, V. As jornadas de julho. Um ano depois. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 1, p. 31-36, jun. 2014.

BAIMA, J. E. B. e TRANZILO, P. J. R. Apontamentos sobre a situação nacional e a luta pela Constituinte. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 1, p. 37-47, jun. 2014.

BIANCHI, A. Trotsky em português: esboço bibliográfico. Campinas: IFCH/Unicamp, 2005.

LENIN, V. I. Que fazer? São Paulo: Hucitec, 1988.

MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MAUÉS, O. O sindicato de Educação Superior e as políticas educacionais. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 252-262, dez. 2015.

SANTOS, C. F.; GOBBI, A. G. e MARSIGLIA, A. C. G. O popular e o erudito na educação escolar. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 68-77, jun. 2015.

COUTO, M. L. e SOUZA, M. da S. A relação entre a fundamentação do trabalho pedagógico dos professores do CEDF-UFSM e os projetos pedagógicos de curso. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 1, p. 184-194, jun. 2014.

TAFFAREL, C. N. Z. e SANTOS JÚNIOR, C. L. Modo de produção e educação: questões do modo de vida: uma contribuição de León Trotsky. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v1, n1, p. 4-13, jun. 2009.

TAFFAREL, C. N. Z. Pesquisa, prática pedagógica e projeto histórico. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 2, n. 2, p. 79-89; ago. 2010

TAFFAREL, C. N. Z. Marxismo, movimentos sociais, educação, sindicalismo. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 1, p. 47-62, jun. 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Aranha, O. L. P. (2019). León Trotsky na Revista Germinal. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(3), 131–141. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.27743