Educação das mulheres na história do Brasil: a contribuição de Heleieth Saffioti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36332

Palavras-chave:

Gênero. Marxismo. Mulher. Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos que envolvem o desenvolvimento da educação institucional formal oferecida às meninas e às mulheres que viviam no Brasil colônia (1500 a 1822). Busca também compreender o desenvolvimento da educação feminina, desde o período colonial até a educação formal oferecida no Brasil império. Tais discussões terão como base um estudo desenvolvido pela socióloga Heleieth Saffioti, A mulher na sociedade de classes. Neste estudo Saffioti dedica a segunda parte às mulheres na sociedade brasileira, debruçando-se, entre outros temas, sobre aspectos relacionados à instrução feminina nos períodos colonial e imperial do Brasil.

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Biografia do Autor

Mariana Silveira dos Santos Rosa, Instituto Federal Catarinense

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Rosa, M. S. dos S. (2020). Educação das mulheres na história do Brasil: a contribuição de Heleieth Saffioti. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 63–75. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36332