Olga Benário Prestes e a "questão democrática"
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36244Palavras-chave:
OLGA BENARIO PRESTES, QUESTÃO DEMOCRÁTICA, MARXISMOResumo
No artigo é reconhecida a admiração que Olga Benario Prestes desperta junto a numerosos setores sociais, mas, por outro lado, obscurece, em certa medida, alguns aspectos das posições ideológicas e políticas por ela sempre adotadas. Revela-se que sua posição frente à chamada “questão democrática”, inspirada no conhecimento dos clássicos do marxismo, contribuiu para que tivesse comportamento heroico diante dos algozes que a torturam e assassinaram
Downloads
Referências
BORON, Atilio A. Socialismo siglo XX: hay vida después del neoliberalismo? Buenos Aires, Ed. Luxemburg, 2008.
GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. (Organização, introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho). 2 volumes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2004.
________________. Cadernos do cárcere. (Edição Carlos Nelson Coutinho com Marcos Aurélio Nogueira e Luiz Sérigo Henriques) .6 volumes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001 -2002.
GRAU, Eros. Nosso Armênio: memórias e histórias de Armênio Guedes, o camarada sereno e cordial. Rio de Janeiro, Ed. Globo S.A., 2019.
LÊNIN, Vladímir Ilitch. O Estado e a revolução: a doutrina do marxismo sobre o Estado e as tarefas do proletariado na revolução. São Paulo, Boitempo, 2017.
MARX, Carl. Critica del programa de Gotha. In: MARX, C. y ENGELS, F. Obras escogidas en tres tomos. Tomo III. Moscú, Ed. Progreso, 1976, p. 5 -27.
MORAES, Fernando. Olga. São Paulo, Alfa-Ômega, 1985.
PRESTES, Anita Leocadia. Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo. São Paulo, Boitempo, 2017.
WAACK, Wiliam. Camaradas nos arquivos de Moscou – a história secreta da revolução de 1935. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
WERNER, Ruth. Olga Benario: a história de uma mulher corajosa. São Paulo, Alfa-Ômega, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).