A ciência afundada no tsunami irracionalista: as raízes do ataque à razão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43474

Palavras-chave:

Verdade, Esquerda pós-modernista, Irracionalismo, Marxismo

Resumo

A conjuntura de crise humanitária e ecológica e ascensão da direita radical que marcam o início do século XXI também tem como característica a proliferação de concepções irracionalistas e fundamentalismos religiosos. O artigo examina as raízes históricas e teóricas do mais recente ataque à razão, buscando estabelecer a conexão entre a crise atual da razão e o ataque à verdade promovido pelas diversas concepções antirrealistas difundidas a partir do fim dos anos 1960 por intelectuais identificados com a esquerda. Para sustentar empiricamente o argumento, são tomadas obras clássicas de autores consagrados que, de formas muito diversas, rejeitaram a verdade e desqualificaram a ciência: Jean-François Lyotard, Edward Said e Richard Rorty.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Leonardo Medeiros, Professor da Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutor em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 2006. Tem particular interesse nos seguintes temas: filosofia da ciência econômica; economia e ética; teoria social; realismo ontológico; teoria marxiana; economia política; economia brasileira. Participa ativamente do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF e da Sociedade Brasileira de Economia Política, da qual é atualmente vice-presidente. É autor do livro "A economia diante do horror econômico", Eduff, 2013, e de vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e anais de eventos científicos. É Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política desde 2015.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Medeiros, J. L. (2021). A ciência afundada no tsunami irracionalista: as raízes do ataque à razão. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 443–464. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43474