CONTRIBUIÇÕES DOS POSTULADOS MARXISTAS PARA ENTENDER A HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • João Carlos da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mara Cristine Vitorino da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9382

Palavras-chave:

Marxismo, história da educação, historiografia.

Resumo

Este artigo discute alguns postulados marxistas, no contexto do debate historiográfico atual. Longe de ser uma ciência neutra, a historia da educação sempre esteve a serviço de determinados objetivos políticos. Buscamos uma visão panorâmica do processo de construção da concepção materialista-dialética da histórica. Pretendemos pontuar algumas questões teórico-metodológicas partindo dos seguintes questionamentos: Os postulados marxistas têm algo a contribuir para entender a história da educação? classe social é uma categoria superada para estudar história da educação? Nossa análise está calcada na leitura de algumas obras de Marx, observando nelas elementos que ajudam nesta compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Filosofia, História e Educação/FE-UNICAMP. Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação da UNIOESTE, campus de Cascavel. Membro do grupo de pesquisa HISTEDOPR, História, sociedade e educação - Oeste do Paraná.

Mara Cristine Vitorino da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

Carlos da Silva, J., & Vitorino da Silva, M. C. (2013). CONTRIBUIÇÕES DOS POSTULADOS MARXISTAS PARA ENTENDER A HISTORIA DA EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(2), 14–24. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9382