MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9632

Palavras-chave:

marxismo, modo de produção, emancipação, educação

Resumo

O artigo recupera no marxismo, (a) o método para a apreensão das condições objetivas para a produção da noção de liberdade em diferentes conjunturas históricas; (b) a concepção de emancipação que vai ser construída no estágio de desenvolvimento das forças produtivas e dessa relações de produção próprias do capitalismo como modo de produção. Neste processo, recupera-se a noção de emancipação como projeto histórico possível com o fim da sociedade de classes, quando os homens atingem o reino da liberdade para autodeterminar-se conforme suas necessidades. Estabelecido um horizonte, retoma-se o papel dos professores como intelectuais orgânicos que atuam alinhados à classe trabalhadora como classe para si, por dentro da escola capitalista, resistindo e garantindo à classe trabalhadora o acesso aos conhecimentos acumulados pela humanidade, enfocados na perspectiva histórica e crítica.

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Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (1990), Especialização em Recreação e Lazer e Mestrado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (1996), e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, todos na UNICAMP. Atualmente é professor Adjunto "A" na Universidade Estadual de Londrina. Realiza pesquisas no âmbito da contribuição da obra de Marx e Engels para a compreensão das práticas, das políticas e da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil, com enfoque na categoria modo de produção

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

Peixoto, E. M. de M. (2013). MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 5–28. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9632