Retornar a Lenin: a renovação de Alberto Passos Guimarães e suas interlocuções com o pensamento lenineano
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.37678Palavras-chave:
Marxismo, Lenin, Stalinismo, Partido Comunista Brasileiro (PCB)Resumo
O objetivo do artigo é relacionar os aspectos do marxismo de Alberto Passos Guimarães com o pensamento lenineano. Para tanto, contextualiza-se o processo de constituição do Monolitismo no movimento comunista e a subsequente eclosão do processo de Renovação Policêntrica, observando seus desdobramentos na esfera brasileira. Compreende-se, assim, a formulação da Declaração de Março de 1958, marco fundante do processo de renovação entre os comunistas brasileiros. Em seguida, percorrem-se as fissuras abertas até os debates do V Congresso do PCB, analisando a publicística de Guimarães e identificando nela os elementos do pensamento de Lenin que lhe inspiram a produzir inflexões renovadoras.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Leonardo C. de. Um Intelectual Incontornável: o pensamento político de Alberto Passos Guimarães (1956 – 1964). 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – CPDA/UFRRJ, Rio de Janeiro.
BRAZ, Marcelo. Partido e Revolução: 1848 – 1989. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
CLAUDÍN, Fernando. A Crise do Movimento Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e Sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
DREIFUSS, René A. 1964: A Conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Vozes, 1981.
GORENDER, Jacob. Combate nas Trevas. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo: Expressão Popular, 2014.
GUIMARÃES, Alberto Passos. Inflação e Monopólio no Brasil: por que sobem os preços?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.
__________. “A Questão das Etapas da Revolução Brasileira”, in.: ALBUQUERQUE, Leonardo C. de. Um Intelectual Incontornável: o pensamento político de Alberto Passos Guimarães (1956 – 1964). 2019a. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – CPDA/UFRRJ, Rio de Janeiro, pp. 245-258.
__________. “Uma falsificação e vários erros crassos na questão das etapas”, in.: ALBUQUERQUE, Leonardo C. de. Um Intelectual Incontornável: o pensamento político de Alberto Passos Guimarães (1956 – 1964). 2019b. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – CPDA/UFRRJ, Rio de Janeiro, pp. 281-293.
LENIN, V. I., “Notas de um publicista”, in.: LENIN, V.I. Lenin: obras completas. Madrir: Akal Editor, 1977, pp. 191-255.
LUKÁCS, Gyorgy. Socialismo e Democratização: escritos políticos 1956 – 1971. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
_____________. Lenin: um estudo sobre a unidade de seu pensamento. São Paulo: Boitempo, 2012.
MAJELLA, Geraldo de. Alberto Passos Guimarães: jornalista, militante político e intelectual. Maceió: Edufal, 2017.
MAZZEO, Antônio Carlos, “O Partido Comunista na raiz da teoria da via colonial do desenvolvimento do capitalismo”, in.: MAZZEO, Antônio Carlos e LAGOA, Maria Izabel (org.). Corações Vermelhos: os comunistas brasileiros no século XX. São Paulo: Cortez, 2003, pp. 153-170.
MEDEIROS, LeonildesSérvolo. Lavradores, Trabalhadores Agrícolas, Camponeses: os comunistas e a constituição de classes no campo. 1995. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP.
PRADO JUNIOR, Caio Prado. A Revolução Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.
PRESTES, Anita Leocádia, “Para um estudo da memória do PCB: a influência do pensamento antidialético de Mao Tsé-Tung na estratégia política do PCB (‘Declaração de Março’ de 1958, Resoluções do 5º e 6º Congressos)”, in.:Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 5-2: p. 94-106, 2011.
________________. Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro. São Paulo: Boitempo, 2015.
SANTOS, Raimundo. A Primeira Renovação Pecebista: reflexos do XX Congresso do PCUS no PCB (1956 – 1957). Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1988.
_______________. Agraristas Políticos Brasileiros. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira, 2007.
SEGATTO, José Antônio. Reforma e Revolução: as vicissitudes políticas do PCB 1954 – 1964. São Paulo: Civilização Brasileira, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).