Engels e o “Socialismo Jurídico”: apontamentos para uma crítica do Direito
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.37412Palavras-chave:
Engels, Teoria do Direito, Marxismo, CapitalismoResumo
O presente artigo tratará do pensamento de Friedrich Engels acerca do Direito. Parte-se do pressuposto que as relações jurídicas existentes no capitalismo são intrínsecas à forma social existente. Para tanto, analisa-se seu referencial teórico, especialmente o “Socialismo Jurídico”. Percebe-se também como suas contribuições aos debates posteriores no que se refere ao marxismo e a teoria do Direito se mostram relevantes para a práxis de esquerda. Ainda que breve, o recurso trata-se de enfoque que elencamos das fundamentais contribuições engelsianas no campo jurídico capitalista sejam notáveis. Portanto, com devido rigor textual analítico, um resultado que capte as premissas essenciais na crítica socialista do Direito, para alcance conclusivo quanto à atualidade dessa crítica.
Downloads
Referências
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 9° edição. Tradução Leandro Konder: Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
ENGELS, Friedrich. Anti-Düring: la revolución de la ciencia por el señor Euger Dühring. Madrid: Fundación Frederico Engels, 2014.
ENGELS, Friedrich. Socialisme utopique et socialisme scientifique. Paris: Éditions Sociales, 1971.
ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. O socialismo jurídico. 2° edição. Tradução Lívia Cotrim, Márcio Naves. São Paulo: Boitempo, 2012.
MASCARO, Alysson. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.
MASCARO, Alysson. Direitos humanos: uma crítica marxista. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 101, p. 109-137, 2017.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner... Tradução Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Calvini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família, ou, a Crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e consortes. 1° edição. Tradução, organização e notas de Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto of the communist party. Translate Samuel Moore. Signet Classics, 1998.
LUKÁCS, György. O jovem Engels como teórico e crítico literário. In: Marx e Engels como historiadores da literatura. Tradução Nélio Schneider. 1° edição. São Paulo: Boitempo, 2016.
PACHUKANIS, Evgeni. Teoria geral do Direito e marxismo. Tradução Sílvio Donizete Chagas. São Paulo: Acadêmica, 1988.
SARTORI, Vitor. Engels como crítico do Direito e da igualdade jurídica: a luta por direitos e sua ambiguidade. Revista Dir. Gar. Fund., Vitória, v. 18, n. 2, p. 13-54, mai./ago. 2017.
SARTORI, Vitor. Engels e a igualdade jurídica: notas acerca da questão da secularização da visão de mundo teológica no Direito. Revista Projeto História, São Paulo, v. 63, p. 279-315, set-dez., 2018.
SARTORI, Vitor. Friedrich Engels e o duplo aspecto da igualdade. Revista Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 68, p. 707-755, jan/jun., 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).