Formação de professores e a educação profissional e tecnológica na Revista Germinal Marxismo e Educação em Debate

Autores

  • Luiz Aparecido Alves de Souza Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29129

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Revista Germinal Marxismo e Educação em debate

Resumo

O interesse central deste texto é apresentar um panorama dos debates acerca da categoria Formação de Professores e a Educação Profissional e Tecnológica na revista Germinal Marxismo e Educação em Debate. Utilizou-se da metodologia do tipo Estado da Arte na circunscrição dos números publicados entre 2009 a 2018. Interroga como é tratada a categoria Formação de Professores e se essa faz relação com a Educação Profissional e Tecnológica. Desse modo, o trabalho foi organizado em três seções, para qual discorremos sobre o tema formação de professores e sua relação com a educação profissional e tecnológica; os debates que a Revista Germinal tem possibilitado apresentar e, por fim, algumas considerações diante do constatado no sentido de ampliarmos o debate acerca da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Aparecido Alves de Souza, Instituto Federal do Paraná

Professor de História (SEED-PR) , Técnico em Assuntos Educacionais (IFPR) e Doutorando em Educação (UTP)

Referências

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

KUENZER, Acácia Zeneida. A formação dos trabalhadores no espaço de trabalho. A formação dos trabalhadores no espaço de trabalho, de moradia, na escola e nos movimentos sociais. In: III Inter crítica: Formação dos trabalhadores e luta de classes. Curitiba, PR: UTFPR, 2016.

MOURA, Dante Henrique. A formação docente para uma educação profissional e tecnológica socialmente produtiva. In: Formação de professores para Educação Profissional e Tecnológica. Educação Superior em Debate. Brasília, DF: INEP/MEC, 2008.

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Formação de Professores: debate e prática necessários a uma educação emancipada. Chapecó, SC: Argos, 2010.

TEIXEIRA, Francisco José Soares. O neoliberalismo em debate. In: TEIXEIRA, Francisco José Soares; ALVES e OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. (Orgs.). Neoliberalismo e reestruturação produtiva: as novas determinações do mundo do trabalho. Fortaleza, CE: Cortez, 1998.

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Souza, L. A. A. de. (2019). Formação de professores e a educação profissional e tecnológica na Revista Germinal Marxismo e Educação em Debate. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(3), 111–120. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29129