Qual o papel do trabalho doméstico feminino no modo de produção capitalista? Uma análise comparativa das interpretações de Silvia Federici e Roswitha Scholz
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36647Palavras-chave:
trabalho doméstico, marxismo feminista, Silvia Federici, Roswitha Scholz, produção de valor, sistema capitalistaResumo
No presente artigo buscamos realizar uma reflexão a partir da teoria marxista feminista sobre o trabalho doméstico feminino na atualidade. Para tal, tratamos das aproximações e distanciamentos das concepções desenvolvidas pelas autoras Silvia Federici e Roswitha Scholz, na medida em que em suas obras recentes trataram deste importante tema para pensarmos hoje a questão de gênero em relação à formação, desenvolvimento e crise do modo de produção capitalista.
Downloads
Referências
ABREU, Suellen. Elas, as feministas... Elas, as assistentes sociais... contribuições, desafios, possibilidades. Dissertação de Mestrado. Serviço Social, UNIFESP – SP, 2018.
CHASIN, José. A Miséria Brasileira 1964-1994: do golpe militar à crise social. São Paulo: editora Estudos e Edições Ad Hominem, 2000.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Boitempo, 2019.
FEDERICI, Silvia. O Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
GOLDMAN, Wendy. Mulher, Estado e a Revolução. São Paulo: Boitempo, 2014.
HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo : políticas arrebatadoras .Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
KOLLONTAI, Alexandra. A Nova Mulher e a Moral Sexual. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
MARX, Karl. As Lutas de Classes na França. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. Rearticulando Gênero e Classe Social. In COSTA, Albertina; Bruschini, Cristina (org). Uma questão de gênero. São Paulo, Ed. Rosa dos Tempos/FCC, 1992, p. p. 183-215.
SCHOLZ, Roswitha. Cristóvão Colombo Forever? Para a crítica das atuais teorias da colonização no contexto do “Colapso da modernização”. Exit! Crise e Crítica da Sociedade da Mercadoria, nº 13 (01/2016).
SCHOLZ, Roswitha. O Valor é o Homem: Teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre os sexos. S. Paulo: Novos Estudos – CEBRAP, nº. 45 - julho de 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).