Heleieth Saffioti e a educação: contribuições para o debate
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36083Palavras-chave:
Educação. Heleieth Saffioti. Marxismo.Resumo
Este trabalho tem como propósito compreender como se deu a relação de Heleieth Saffioti com a educação. Para tanto, o texto aborda, num primeiro momento, aspectos biográficos da vida da estudiosa, tais como a formação acadêmica e político-ideológica; num segundo momento, tem como intuito discutir o legado teórico de Saffioti e seu pioneirismo; e, por fim, discute a relação de Saffioti com a educação. Não se trata aqui de empreender um julgamento de valor a respeito das ideias de Saffioti, tampouco tomar como dogmas suas concepções. O intento da análise é compreender como suas contribuições podem ser tomadas como referência na discussão sobre a educação numa perspectiva feminista, sobretudo, considerando a histórica luta de classes.Downloads
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
GONÇALVES, R. O feminismo marxista de Heleieth Saffioti. Lutas Sociais, [S.l.], n. 27, p. 119-131, dez. 2011. ISSN 2526-3706. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/ls/article/view/18737/13930>. Acesso em: 23 mar. 2020.
GONÇALVES, R. O pioneirismo de A mulher na sociedade de Classes. In:____ SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LOMBARDI, J. C. Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels. Revista Histedbr On-line, Campinas, número especial, p. 347-366, abril/2011. Disponível: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639914/7477> Acesso: 22 de mar. de 2020.
MARX, K. O Capital: crítica da Economia Política. Livro Primeiro o processo de produção do Capital. 26 ed. Livro 1. v. I. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1984.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.
MENDES, J. C.; BECKER, S. Entrevista com Heleieth Saffioti. Revista Estudos Feministas (online). 2011, 19(1), 143-165. ISSN: 0104-026X. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=38118774012> Acesso em: 24 mar 2020.
SAFFIOTI, H. I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAFFIOTI, H. I. B. Do artesanal ao industrial: A exploração da mulher: um estudo de operárias têxteis e de confecções no Brasil e nos Estados Unidos. Editora HUCITEC, 1981.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
WOOD, E. M. Introdução. In: WOOD, Ellen Meiksins; FOSTER, John Bellamy. Em defesa da História: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).