Heleieth Saffioti e a educação: contribuições para o debate

Autores

  • Marco Antonio de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá.
  • Ana Paula Aires Rodrigues Universidade Estadual de Maringá
  • Crislaine Aparecida Pita Universidade Estadual de Maringá.
  • Daniela Azarias Ferreira da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36083

Palavras-chave:

Educação. Heleieth Saffioti. Marxismo.

Resumo

Este trabalho tem como propósito compreender como se deu a relação de Heleieth Saffioti com a educação. Para tanto, o texto aborda, num primeiro momento, aspectos biográficos da vida da estudiosa, tais como a formação acadêmica e político-ideológica; num segundo momento, tem como intuito discutir o legado teórico de Saffioti   e seu pioneirismo; e, por fim, discute a relação de Saffioti com a educação. Não se trata aqui de empreender um julgamento de valor a respeito das ideias de Saffioti, tampouco tomar como dogmas suas concepções. O intento da análise é compreender como suas contribuições podem ser tomadas como referência na discussão sobre a educação numa perspectiva feminista, sobretudo, considerando a histórica luta de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá.

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2008).  Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá.

Ana Paula Aires Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Crislaine Aparecida Pita, Universidade Estadual de Maringá.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Daniela Azarias Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

GONÇALVES, R. O feminismo marxista de Heleieth Saffioti. Lutas Sociais, [S.l.], n. 27, p. 119-131, dez. 2011. ISSN 2526-3706. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/ls/article/view/18737/13930>. Acesso em: 23 mar. 2020.

GONÇALVES, R. O pioneirismo de A mulher na sociedade de Classes. In:____ SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

LOMBARDI, J. C. Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels. Revista Histedbr On-line, Campinas, número especial, p. 347-366, abril/2011. Disponível: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639914/7477> Acesso: 22 de mar. de 2020.

MARX, K. O Capital: crítica da Economia Política. Livro Primeiro o processo de produção do Capital. 26 ed. Livro 1. v. I. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1984.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.

MENDES, J. C.; BECKER, S. Entrevista com Heleieth Saffioti. Revista Estudos Feministas (online). 2011, 19(1), 143-165. ISSN: 0104-026X. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=38118774012> Acesso em: 24 mar 2020.

SAFFIOTI, H. I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SAFFIOTI, H. I. B. Do artesanal ao industrial: A exploração da mulher: um estudo de operárias têxteis e de confecções no Brasil e nos Estados Unidos. Editora HUCITEC, 1981.

SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

WOOD, E. M. Introdução. In: WOOD, Ellen Meiksins; FOSTER, John Bellamy. Em defesa da História: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Gomes, M. A. de O., Rodrigues, A. P. A., Pita, C. A., & Silva, D. A. F. da. (2020). Heleieth Saffioti e a educação: contribuições para o debate. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 76–87. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36083