Dez anos da Revista Germinal - o que dizem as entrevistas

Autores

  • Jacir Mario Tedesco Filho Instituto Federal do Paraná
  • Sandra Terezinha Urbanetz Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28345

Palavras-chave:

Educação, marxismo, Germinal, conjuntura, materialismo histórico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise da seção Entrevista, da Revista Germinal. Foram analisadas 20 edições, entre 2009 e 2018, onde foram identificadas 21 entrevistas, das quais uma foi descartada. A Revista Germinal se mostra como um veículo científico de grande importância para o meio acadêmico na difusão das pesquisas embasadas no Marxismo como referencial teórico.

Biografia do Autor

Jacir Mario Tedesco Filho, Instituto Federal do Paraná

Especialista em Sociologia Política, pela Universidade Federal do Paraná (2016) e mestrando do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná.

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). Docente do Instituto Federal do Paraná. Atua no ensino básico, técnico e tecnológico, na especialização em Educação Profissional e no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná

Referências

GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate. Editorial. Salvador: Universidade Federal da Bahia, v. 1, n. 1, 2009.

GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate. Editorial. Salvador: Universidade Federal da Bahia, v. 10, n. 1, 2018.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 2. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho; coedição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. FREITAS, L. C; CALDART, R. S. (Orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2017.

MARX, K; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2009.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. MST. Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira. Boletim da Educação Nº 01 – Ocupar, resistir e produzir também na educação. Disponível em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/BE%20(1).pdf>. Acesso em 24/09/2018.

ORSO, P. J. Editorial. In: GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate. Salvador: Universidade Federal da Bahia, v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9380>. Acesso em: 21/08/2018.

PEREIRA, M. F. R.; PEIXOTO, E. M. M.; NETTO, P. L. C. Editorial. In: GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate. Salvador: Universidade Federal da Bahia, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26661>. Acesso em 21/08/2018.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. Trad. REIS FILHO, D. A. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Tedesco Filho, J. M., & Urbanetz, S. T. (2019). Dez anos da Revista Germinal - o que dizem as entrevistas. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(3), 56–68. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28345