Aportes para a compreensão da opressão da mulher no capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36653Palavras-chave:
opressão da mulher, capitalismo, marxismo.Resumo
O presente artigo tem por finalidade oferecer aportes para a compreensão da opressão da mulher no capitalismo, a partir do referencial marxista. Para tanto, nos baseamos, fundamentalmente, nas contribuições de Engels (2012), Lessa (2012), Leacock (2012), Saffioti (2013) e Davis (2016), buscando reconstruir a análise materialista da origem da opressão e apontar elementos específicos da sua manifestação na sociabilidade capitalista. Este texto, portanto, sinaliza uma perspectiva crítico-transformadora das relações de opressão de gênero, insuperáveis nos marcos do trabalho alienado e do regime do grande capital.Downloads
Referências
ARRUZZA, C.; BHATTACHARYA, T.; FRASER, N. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.
BARRETO, L. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FOLHA DE SÃO PAULO. Brasil registra mais de 180 estupros por dia; número é o maior desde 2009. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/brasil-registra-mais-de-180-estupros-por-dia-numero-e-o-maior-desde-2009.shtml>. Acesso em: 14 de maio de 2020.
IBGE. Diferença cai em sete anos, mas mulheres ainda ganham 20,5% menos que homens. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23924-diferenca-cai-em-sete-anos-mas-mulheres-ainda-ganham-20-5-menos-que-homens>. Acesso em: 14 de maio de 2020.
LEACOCK, E. B. Mitos da dominação masculina: Uma coletânea de artigos sobre as mulheres numa perspectiva transcultural. São Paulo: Instituto Lukács, 2019.
LENIN, V. I. Sobre o Estado. In: Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, 1980, t. 3.
LESSA, S. Abaixo a família monogâmica! São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.
REED, E. Sexo contra sexo ou classe contra classe. São Paulo: Sundermann, 2008.
SAFFIOTI, H. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão Popular/Fundação Perseu Abramo, 2015.
SIQUEIRA, S. M. M. É preciso estar atenta e forte: apontamentos para uma análise dos impactos da reforma trabalhista na vida das trabalhadoras. Universidade e sociedade. Brasília, Ano XIX, Nº 61, p. 8-19, jul. 2019.
SIQUEIRA, S. M. M.; PEREIRA, F. Marx e Engels: uma introdução. Salvador: LeMarx, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).