Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!
v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!
Publicado:
2018-05-29
Editorial
MARX VIVE!!! VIVA MARX!!!
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Pedro Leão da Costa Netto
1-15
PDF
Entrevista
MARX por MARX - O CAPITAL CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA POSFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO
Karl Marx
338-346
PDF
Debate
DO COMUNISMO AO MARXISMO
Osvaldo Luis Angel Coggiola
16-33
PDF
A TEORIA POLÍTICA DE MARX E SUA ATUALIDADE NO SÉCULO XXI
Anita Helena Schlesener
34-43
PDF
NOTAS PRELIMINARES SOBRE O CONCEITO DE PROGRESSO EM KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS
Pedro Leão Da Costa Neto
44-53
PDF
O MÉTODO DE MARX: DIMENSÕES FILOSÓFICA, POLÍTICA E TEÓRICO-CIENTÍFICA
Manoel Gonçalves dos Santos, Luiz Bezerra Neto
54-71
PDF
O LEGADO DE KARL MARX PARA A EDUCAÇÃO
Dermeval Saviani
72-83
PDF
BICENTENÁRIO DE KARL MARX E A ATUALIDADE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
José Claudinei Lombardi
84-94
PDF
MARX, ENGELS E A CRÍTICA DA RELIGIÃO – Inventário e notas para um debate necessário –
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
95-129
PDF
Artigos
A CONTRIBUIÇÃO DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NO INTERIOR DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES NA CONSOLIDAÇÃO DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL MARXIANA
Francisco Gilson Rodrigues Oliveira
130-138
PDF
PENSAR HISTORICAMENTE: UM LEGADO IMPRESCINDÍVEL DE KARL MARX
Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
139-144
PDF
A PRÁTICA COMO TRANSFORMAÇÃO MATERIAL EM MARX (1843 – 1844)
João Paulo Dória Santana
158-170
PDF
Praxis: Idealismo y Materialismo en Alemania y México
Stefan Gandler
171-183
PDF
CRÍTICA DO IMPERIALISMO E DA REFORMA CURRICULAR BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EVIDÊNCIA HISTÓRICA DA IMPOSSIBILIDADE DA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA DESDE A ESCOLA DO ESTADO
Rosa Maria Correa das Neves, Cláudia Lino Piccinini
184-206
PDF
COMMODIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE HEGEMONIA FINANCEIRIZADA
Alisson Slider do Nascimento de Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Frederico Jorge Ferreira Costa, Emmanoel Lima Ferreira
207-215
PDF
MOEDA-CRÉDITO: APONTAMENTOS PARA UMA NOVA INTERPRETAÇÃO
Lucas Trentin Rech, Paulo Antonio de Freitas Balanco
216-229
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Paulo Henrique de Vasconcelos
230-238
PDF
CONTRIBUIÇÕES DE HENRI LEFEBVRE PARA A LEITURA DA CIDADE
Priscila de Souza Chisté
239-249
PDF
TRABALHO, IDEOLOGIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Rafael Rossi, Aline Cristina Santana Rossi
250-258
PDF
A REPRODUÇÃO DO SER SOCIAL E A MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Maria Escolástica Moura Santos, Maria Suana Vasconcelos Jimenez, Ruth Maria de Paula Gonçalves
259-268
PDF
ESTUDO PRELIMINAR DA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA E O ESTADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DE SUA INFLUÊNCIA NA ABORDAGEM TEÓRICA DOS OBJETOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Hugo Rodrigues Silva
269-277
PDF
“ANTÍPODAS DAS ESPERANÇAS DE POLANYI”: CONTRARRAZÕES ÀS TEORIAS DO TRABALHO IMATERIAL
Adriane Karina Amin Azevedo, Ana Lúcia de Sousa
278-286
PDF
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA E A PRÁXIS PEDAGÓGICA: ALGUNS APONTAMENTOS
Daiane Dalla Nora, Janaíne Welter, Jaqueline Welter, João Francisco Magno Ribas, Liliana Soares Ferreira
287-298
PDF
ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O CONCEITO DE ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI
Katharine Ninive Pinto Silva
299-307
PDF
DA PROLETARIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE FLORESTAN FERNANDES SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR
Lucelma Silva Braga, Fabiana Rodrigues
308-315
PDF
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA
Filipe Bellinaso, Henrique Tahan Novaes
316-325
PDF
MARXISMO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: SIGNIFICAÇÕES DE SUJEITOS EM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS
Everaldo Gomes Leandro, Maria do Carmo de Sousa, José Antônio Araujo Andrade
326-337
PDF
Clássico/Documentos
RECORDAÇÕES DA VIDA ÍNTIMA DE CARLOS MARX
Paul Lafargue
347-361
PDF
Karl Marx
Eleanor Marx
362-366
PDF
DISCURSO DIANTE DO TÚMULO DE KARL MARX
Friedrich Engels
367-368
PDF
Resenhas
A ATUALIDADE DOS 170 ANOS DO MANIFESTO COMUNISTA
Otávio Luiz Aranha
369-375
PDF
A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE CONTEÚDO E FORMA.
Antonio Leonan Alves Ferreira
376
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
ciência
consciência de classe
exploração do trabalhador
sus
educación.
identidad campesina
autenticidad
patrimonio cultural
10 anos!
marátegui
aprsentaÇão
balanço
10 anos
germinal
entrevista
juventude.
prática escolar.
brasil.
teóricos
práticas
autonomia
estado.
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
8294
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
7935
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6307
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2401
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
2096