Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!
v. 10 n. 1 (2018): KARL MARX: 200 ANOS! UM LEGADO REVOLUCIONÄRIO!!
Publicado:
2018-05-29
Editorial
MARX VIVE!!! VIVA MARX!!!
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Pedro Leão da Costa Netto
1-15
PDF
Entrevista
MARX por MARX - O CAPITAL CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA POSFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO
Karl Marx
338-346
PDF
Debate
DO COMUNISMO AO MARXISMO
Osvaldo Luis Angel Coggiola
16-33
PDF
A TEORIA POLÍTICA DE MARX E SUA ATUALIDADE NO SÉCULO XXI
Anita Helena Schlesener
34-43
PDF
NOTAS PRELIMINARES SOBRE O CONCEITO DE PROGRESSO EM KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS
Pedro Leão Da Costa Neto
44-53
PDF
O MÉTODO DE MARX: DIMENSÕES FILOSÓFICA, POLÍTICA E TEÓRICO-CIENTÍFICA
Manoel Gonçalves dos Santos, Luiz Bezerra Neto
54-71
PDF
O LEGADO DE KARL MARX PARA A EDUCAÇÃO
Dermeval Saviani
72-83
PDF
BICENTENÁRIO DE KARL MARX E A ATUALIDADE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
José Claudinei Lombardi
84-94
PDF
MARX, ENGELS E A CRÍTICA DA RELIGIÃO – Inventário e notas para um debate necessário –
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
95-129
PDF
Artigos
A CONTRIBUIÇÃO DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NO INTERIOR DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES NA CONSOLIDAÇÃO DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL MARXIANA
Francisco Gilson Rodrigues Oliveira
130-138
PDF
PENSAR HISTORICAMENTE: UM LEGADO IMPRESCINDÍVEL DE KARL MARX
Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
139-144
PDF
A PRÁTICA COMO TRANSFORMAÇÃO MATERIAL EM MARX (1843 – 1844)
João Paulo Dória Santana
158-170
PDF
Praxis: Idealismo y Materialismo en Alemania y México
Stefan Gandler
171-183
PDF
CRÍTICA DO IMPERIALISMO E DA REFORMA CURRICULAR BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EVIDÊNCIA HISTÓRICA DA IMPOSSIBILIDADE DA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA DESDE A ESCOLA DO ESTADO
Rosa Maria Correa das Neves, Cláudia Lino Piccinini
184-206
PDF
COMMODIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE HEGEMONIA FINANCEIRIZADA
Alisson Slider do Nascimento de Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Frederico Jorge Ferreira Costa, Emmanoel Lima Ferreira
207-215
PDF
MOEDA-CRÉDITO: APONTAMENTOS PARA UMA NOVA INTERPRETAÇÃO
Lucas Trentin Rech, Paulo Antonio de Freitas Balanco
216-229
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA HEGELIANA PARA PARA PENSAR A INFLUÊNCIA VIGOTSKIANA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Paulo Henrique de Vasconcelos
230-238
PDF
CONTRIBUIÇÕES DE HENRI LEFEBVRE PARA A LEITURA DA CIDADE
Priscila de Souza Chisté
239-249
PDF
TRABALHO, IDEOLOGIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Rafael Rossi, Aline Cristina Santana Rossi
250-258
PDF
A REPRODUÇÃO DO SER SOCIAL E A MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Maria Escolástica Moura Santos, Maria Suana Vasconcelos Jimenez, Ruth Maria de Paula Gonçalves
259-268
PDF
ESTUDO PRELIMINAR DA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA E O ESTADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DE SUA INFLUÊNCIA NA ABORDAGEM TEÓRICA DOS OBJETOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Hugo Rodrigues Silva
269-277
PDF
“ANTÍPODAS DAS ESPERANÇAS DE POLANYI”: CONTRARRAZÕES ÀS TEORIAS DO TRABALHO IMATERIAL
Adriane Karina Amin Azevedo, Ana Lúcia de Sousa
278-286
PDF
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA E A PRÁXIS PEDAGÓGICA: ALGUNS APONTAMENTOS
Daiane Dalla Nora, Janaíne Welter, Jaqueline Welter, João Francisco Magno Ribas, Liliana Soares Ferreira
287-298
PDF
ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O CONCEITO DE ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI
Katharine Ninive Pinto Silva
299-307
PDF
DA PROLETARIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE FLORESTAN FERNANDES SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR
Lucelma Silva Braga, Fabiana Rodrigues
308-315
PDF
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA
Filipe Bellinaso, Henrique Tahan Novaes
316-325
PDF
MARXISMO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: SIGNIFICAÇÕES DE SUJEITOS EM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS
Everaldo Gomes Leandro, Maria do Carmo de Sousa, José Antônio Araujo Andrade
326-337
PDF
Clássico/Documentos
RECORDAÇÕES DA VIDA ÍNTIMA DE CARLOS MARX
Paul Lafargue
347-361
PDF
Karl Marx
Eleanor Marx
362-366
PDF
DISCURSO DIANTE DO TÚMULO DE KARL MARX
Friedrich Engels
367-368
PDF
Resenhas
A ATUALIDADE DOS 170 ANOS DO MANIFESTO COMUNISTA
Otávio Luiz Aranha
369-375
PDF
A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE CONTEÚDO E FORMA.
Antonio Leonan Alves Ferreira
376
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11273
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6369
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
3759
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
2928
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2494