DA PROLETARIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE FLORESTAN FERNANDES SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR

Autores

  • Lucelma Silva Braga UFMA
  • Fabiana Rodrigues UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26401

Palavras-chave:

Proletarização Docente, Formação Política, Florestan Fernandes

Resumo

Durante os vinte e um anos da ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985), alterou-se a realidade das condições de vida e de trabalho dos professores das escolas públicas brasileiras. Uma das importantes decorrências das mudanças foi o crescimento das organizações que reivindicavam melhores condições de trabalho e salário para os professores. Diante deste quadro, investigamos a maneira pela qual o intelectual e militante das causas educacionais, Florestan Fernandes, discute a formação do professor em tempos de rearticulação das organizações dos trabalhadores que recolocou em cena o debate e a intensificação as lutas em torno das reformas democráticas não realizadas, entre elas a universalização da educação pública que rompesse com a histórica dualidade educacional.

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Biografia do Autor

Lucelma Silva Braga, UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: hegemonia, expansão, trabalho docente, resistência. Doutoranda em Educação pela FE - UNICAMP, com projeto em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) sobre a história da luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996).

Fabiana Rodrigues, UNICAMP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social e educacional, política educacional, movimentos sociais.

Referências

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Braga, L. S., & Rodrigues, F. (2018). DA PROLETARIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE FLORESTAN FERNANDES SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 308–315. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26401