DISCURSO DIANTE DO TÚMULO DE KARL MARX

Autores

  • Friedrich Engels Associação Internacional dos Trabalhadores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26655

Resumo

A 14 de Março, um quarto para as três da tarde, o maior pensador vivo deixou de pensar. Deixado só dois minutos apenas, ao chegar, encontrámo-lo tranquilamente adormecido na sua poltrona — mas para sempre.O que o proletariado combativo europeu e americano, o que a ciência histórica perderam com [a morte de] este homem não se pode de modo nenhum medir. Muito em breve se fará sentir a lacuna que a morte deste [homem] prodigioso deixou. Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da Natureza orgânica, descobriu Marx a lei do desenvolvimento da história humana: o simples facto, até aqui encoberto sob pululâncias ideológicas, de que os homens, antes do mais, têm primeiro que comer, beber, abrigar-se e vestir-se, antes de se poderem entregar à política, à ciência, à arte, à religião, etc; de que, portanto, a„pro-dução dos meios de vida materiais imediatos (e, com ela, o estádio de desenvolvimento económico de um povo ou de um período de tempo) forma a base, a partir da qual as instituições do Estado, as visões do Direito, a arte e mesmo as representações religiosas dos homens em questão, se desenvolveram e a partir da qual, portanto, das têm também que ser explicadas — e não, como até agora tem acontecido, inversamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Friedrich Engels, Associação Internacional dos Trabalhadores

Friedrich Engels (/ˈfʁiːdʁɪç ˈɛŋəls/) (Barmen28 de novembro de 1820 — Londres5 de agosto de 1895) foi um teóricorevolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista[1]. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Engels, F. (2018). DISCURSO DIANTE DO TÚMULO DE KARL MARX. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(1), 367–368. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26655