A ATUALIDADE DOS 170 ANOS DO MANIFESTO COMUNISTA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26483Palavras-chave:
Marx e Engels, Comunismo, MarxismoResumo
Este ano comemoramos o bicentenário de nascimento de Karl Marx (1818-1883) e dentre o conjunto de suas obras, o Manifesto do Partido Comunista também faz aniversário de 170 anos. Resenha-se este livro, escrito conjuntamente com Friedrich Engels, por representar uma obra clássica do marxismo, pela síntese das ideias expostas ao mundo inteiro do modo de ver do comunismo científico e pela atualidade que esse texto resguarda em pleno século XXI.
Downloads
Referências
COGGIOLA, Oswaldo. 150 anos do Manifesto Comunista. In: MARX, Karl e ENGELS, Friederich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MEHRING, Franz. Karl Marx – a história de sua vida. São Paulo: Sundermann, 2013.
HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MARX, Karl e ENGELS, Friederich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).