ESTUDO PRELIMINAR DA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA E O ESTADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DE SUA INFLUÊNCIA NA ABORDAGEM TEÓRICA DOS OBJETOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Hugo Rodrigues Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26390

Palavras-chave:

Estado, religião, educação, Ciências Naturais

Resumo

Ao longo do processo histórico de constituição do Estado Brasileiro identifica-se a atuação da Igreja como partido ideológico das classes dominantes, seja instituindo o poder aos monarcas e imperadores, em aliança com os nobres, seja ao lado da burguesia industrial e financeira. O trabalho analisou a influência das instituições religiosas nas diretrizes educacionais produzidas no parlamento, por meio da análise crítica das legislações aprovadas no Congresso. Observou-se que as igrejas conservaram seus privilégios e imprimiram sua doutrina em grande parte dos documentos legais, e que o Ensino Religioso, sem contar com objeto de estudo bem delimitado, aborda conteúdos mediados por outras disciplinas sob a óptica de sua doutrina.

Palavras-chave: Estado; religião; educação; Ciências Naturais.

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Biografia do Autor

Hugo Rodrigues Silva, Universidade Federal de São Carlos

Profesor das redes municipal e estadual da educação básica. Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Silva, H. R. (2018). ESTUDO PRELIMINAR DA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA E O ESTADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DE SUA INFLUÊNCIA NA ABORDAGEM TEÓRICA DOS OBJETOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 269–277. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26390