O MÉTODO DE MARX: DIMENSÕES FILOSÓFICA, POLÍTICA E TEÓRICO-CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26135Palavras-chave:
Método de Marx, Filosofia, Política.Resumo
O presente artigo visa discorrer sobre o método de Marx, no sentido de buscar perscrutar, problematizar e apresentar suas dimensões filosófica, política e teórico-científica, entendendo-as como faces que, no método marxiano, se apresentam de forma imbricadas e inseparáveis. A discussão empreendida sustenta que, numa época em que o meio acadêmico está eivado de tendências teórico-epistemológicas que encaminham pesquisas e produção de conhecimento de caráter pulverizado, mistificado e acrítico, reconhecer e registrar a consistência do método de Marx enquanto orientação teórico-epistemológica constitui procedimento que se pode qualificar de revolucionário, pelos desdobramentos que tal ação pode vir a proporcionar no curso da vida dos homens em sociedade. Explicitadas e problematizadas as dimensões supramencionadas do método marxiano, conclui-se que o mesmo reveste-se de inquestionável potencial e operacionalização factível para geração de conhecimento qualificado e engajado com as necessárias lutas que são requeridas pelas conjunturas que cercam as sociedades regidas pelo capital.
Downloads
Referências
COLLIN, Denis. Epicuro e a formação do pensamento de Karl Marx. In: POLITEIA: História e Sociedade. Vitória da Conquista, v. 6, n. 1, p. 15-27, 2006.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 2005.
MARX, K. Diferenças entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. Trad. Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Lisboa: Editorial Presença, 1972.
MARX. K & ENGELS, F. A sagrada família ou Crítica da crítica crítica. São Paulo, Boitempo, 2003.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão popular, 2008. (Livro que eu trabalhei na disciplina)
MARX, K. ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Expressão popular, 2009.
MARX. K & ENGELS, F. Textos. Volume 2. São Paulo: Edições sociais, 1976.
MÉSZÁROS, I. O conceito de dialética em Lukács. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. Miséria da filosofia: resposta à Filosofia da miséria, do Sr. Proudhon. São Paulo: Expressão popular, 2009.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão popular, 2011.
TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).