A PRÁTICA COMO TRANSFORMAÇÃO MATERIAL EM MARX (1843 – 1844)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.22684Palavras-chave:
Prática, Transformação material, PolíticaResumo
O presente texto tem por objetivo analisar como a prática aparece em alguns dos trabalhos da juventude de Marx, em especial, Sobre a Questão Judaica, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel: Introdução, Manuscritos Econômicos – Filosóficos. A preocupação de Marx com os problemas do mundo concreto coloca na filosofia, até então uma atividade meramente contemplativa, um papel revolucionário, desde que os homens empregassem um poder prático sobre ela, no caso em questão, que o proletariado buscasse na filosofia um instrumento para a luta política. Contudo, essa relação ainda se encontrava nos limites da emancipação política. Para a emancipação humana seria necessário uma completa revolução do mundo existente, o que demandaria uma compreensão radical do modo de produção e reprodução da vida.
Downloads
Referências
BARATA-MOURA, José. Prática: Para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Lisboa: Colibri, 1994.
BARATA-MOURA, José. Uma introdução a Zur Judenfrage de Karl Marx. In: MARX, Karl. Para a questão judaica. Lisboa: Avante!, 1997. p.9-63.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução. In: MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 3 ed. São Paulo: Boitempo, 2013. p.151-164.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010 a.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010 b.
RANIERI, Jesus. Apresentação: Sobre os chamados Manuscritos econômicos – filosóficos de Karl Marx. In: MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010, p. 11-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).