ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O CONCEITO DE ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI

Autores

  • Katharine Ninive Pinto Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.22295

Palavras-chave:

Educação Integrada, Ensino Médio, Escola Unitária

Resumo

Refletimos sobre a relação entre os conceitos de Educação Integrada e de escola unitária para Gramsci, através de estudo bibliográfico, análise documental e entrevistas. Concluímos que a educação profissional integrada ao ensino médio não é a principal modalidade adotada no Brasil, considerando o número de matrículas; que não há uma perspectiva da articulação teoria/prática e que a relação entre conteúdos propedêuticos e técnicos não prioriza a autonomia e reflexão crítica. Questões que estão distanciando a Educação Integrada da noção de Escola Unitária no ensino médio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katharine Ninive Pinto Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação e Professora do Centro Acadêmico do Agreste/ UFPE.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Silva, K. N. P. (2018). ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O CONCEITO DE ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 10(1), 299–307. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.22295