A REPRODUÇÃO DO SER SOCIAL E A MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Escolástica Moura Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Maria Suana Vasconcelos Jimenez Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.18472

Palavras-chave:

Marx, Tradição marxista.

Resumo

Resumo

Este trabalho discute o processo de reprodução do ser social com base na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana que considera o trabalho como ato gênese, responsável pela individuação e pela generidade. Deste modo, a reprodução se refere ao movimento de continuidade do ser que se dá tanto na esfera biológica quanto social e tem o complexo da educação como um importante mediador desse processo. Entretanto, na sociedade capitalista a educação assume um formato diferenciado e passa a atender mais aos interesses de classes do que ao processo de humanização verdadeiramente.

Palavras-chave: Ser social. Trabalho. Educação. Capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Escolástica Moura Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

É doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Professora da Universidade Federal do Piauí, Departamentos de Fundamentos da Educação; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Marxismo - GESPEM.

Maria Suana Vasconcelos Jimenez, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Caminas (UNICAMPI); Diretora emérita do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO-UECE); Professora aposentada da Universidade Federal do Ceará-UFC e Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora da Universidade Estadual do Ceará; Membro do Instituto do Movimento Operário(IMO) e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Social - NUSOL.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Santos, M. E. M., Jimenez, M. S. V., & Gonçalves, R. M. de P. (2018). A REPRODUÇÃO DO SER SOCIAL E A MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 259–268. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.18472