COMMODIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE HEGEMONIA FINANCEIRIZADA

Autores

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0001-6356-3773
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Universidade Federal do Ceará
  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Emmanoel Lima Ferreira Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.25310

Palavras-chave:

Commodificação, Educação Superior, Financeirização.

Resumo

O presente artigo objetiva expor os elementos subjacentes ao processo de commodificação da educação superior sob o viés da hegemonia financeirizada do capital. Para trato teórico-metodológico, utilizou-se as bases do materialismo histórico-dialético, compreendendo o objeto como um todo articulado. Como procedimento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Considerou-se que a educação superior localizada no cenário de mundialização do capital, hegemonizado pelo rentismo, é concebida como mercadoria a ser comercializada no mercado educacional. Esse processo tem especificidades em função do Brasil ocupar posição dependente dentro do metabolismo global do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

 

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Uiniversidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

Emmanoel Lima Ferreira, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

de Paula, A. S. do N., Lima, K. R. R., Costa, F. J. F., & Ferreira, E. L. (2018). COMMODIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE HEGEMONIA FINANCEIRIZADA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 207–215. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.25310