O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA E A PRÁXIS PEDAGÓGICA: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Daiane Dalla Nora Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Janaíne Welter Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jaqueline Welter Universidade Federal de Santa Mariam-UFSM
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.25272

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico, Práxis, Escola.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar a evidência da práxis pedagógica na escola. Esta investigação tem como abordagem a análise dialética e como procedimento um estudo, cujas técnicas de produção de dados são a pesquisa teórica e sua sistematização. A práxis criadora, reflexiva, revolucionária, produtiva, política e social, possibilita uma ação objetiva que visa à transformação da realidade concreta. Evidenciou-se que os sentidos do trabalho pedagógico recuperam-se através da práxis pedagógica, que é o trabalho pedagógico em uma etapa superior, quando visa à transformação consciente e sistemática da realidade. A evidência da práxis pedagógica na escola se dá a partir de um projeto histórico social de autonomia dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Dalla Nora, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Educação Física - Licenciatura (2011). Especialista em Educação Física Escolar (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Física (2015) pela UFSM. Atualmente é Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação e professora da rede municipal de Santa Maria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS. Realiza estudos na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas Educacionais.

Janaíne Welter, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestre em Educação Física pela UFSM. Atualmente professora da rede municipal de Santa Maria.

Jaqueline Welter, Universidade Federal de Santa Mariam-UFSM

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestra em Educação Física (UFSM). Atualmente é professora do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí/RS) e da Escola de Ensino Fundamental Pinheiro Machado (Santa Maria/RS)

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Física desta instituição. É vice-líder do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e líder do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Física.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, atuando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) e do MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas e escola, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas, escola, educação profissional. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. 

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Dalla Nora, D., Welter, J., Welter, J., Ribas, J. F. M., & Ferreira, L. S. (2018). O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA E A PRÁXIS PEDAGÓGICA: ALGUNS APONTAMENTOS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 287–298. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.25272