O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA E A PRÁXIS PEDAGÓGICA: ALGUNS APONTAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.25272Palavras-chave:
Trabalho pedagógico, Práxis, Escola.Resumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar a evidência da práxis pedagógica na escola. Esta investigação tem como abordagem a análise dialética e como procedimento um estudo, cujas técnicas de produção de dados são a pesquisa teórica e sua sistematização. A práxis criadora, reflexiva, revolucionária, produtiva, política e social, possibilita uma ação objetiva que visa à transformação da realidade concreta. Evidenciou-se que os sentidos do trabalho pedagógico recuperam-se através da práxis pedagógica, que é o trabalho pedagógico em uma etapa superior, quando visa à transformação consciente e sistemática da realidade. A evidência da práxis pedagógica na escola se dá a partir de um projeto histórico social de autonomia dos sujeitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).